CPI dos transportes garante: Relatório final não será comemorado com pizza. Prefeito sancionando lei dos transportes alternativos

Comentários 0

O vereador  Chico Carvalho, Astro de Ogum, Álvaro Pires, Octavio Soeiro e Jhonatan Soares (Coletivos nós) que fazem parte da CPI dos transportes em São Luís garantem à população que o relatório final não será comemorado com pizza.

Nesta terça-feira 03, membros da CPI dos transportes de São Luís reuniram-se na sala VIP de reuniões da Câmara Municipal  para avaliar e definir o relatório final de depoimentos e processos licitatórios, além de outras prováveis irregularidades envolvendo o sistema de transportes coletivos de São Luís. Na seguinte reunião, além dos membros da CPI, se fez presente o professor arquitetode trânsito e mobilidade urbana, Ronald almeida que falou sobre a necessidade de entendimento entre SMTT e MOB, e do fator negativo de todo o processo licitatório do transporte urbano de São Luís cujo não foi considerado a prioridade do plano diretor; infraestrutura de ruas e avenidas; sinalizações e abrigos em paradas obrigatórias.

 

O professor comentou ainda que São Luís, hoje com mais de um milhão e cem mil habitantes e em processo de crescimento, não pode comportar um sistema de transporte arcaico onde mais de 50% da frota de transporte é sucateada por acúmulos de erros de todo um grupo envolvendo governo e empresários, e que  a CPI foi instalada para que os culpados por todos esses fatores vergonhosos como greves prolongadas,  incêndios em ônibus (levando a vida de centenas de usuários) e desvio de condutas de funcionários responsáveis pela fiscalizações preventivas dos transportes coletivos e a provável irregularidade do processo licitatório, sejam investigados e julgados dentro das leis.

O vereador e relator da CPI, Álvaro Pires, falou da sua indignação em jogo de empurra envolvendo a SMTT e a empresa do seu Manoel Cruz sobre o pedido da emissão de documentos solicitados pela CPI para que seja comparado com depoimentos e aprovados em relatório final da CPI. Sobre a questão, o vereador Jhonatan (Coletivo Nós) definiu prazo e de acordo com a continuidade do descaso, fará a solicitação do indiciamento dos dois.

Já o Vereador membro da comissão, Octavio Soeiro, falou sobre a importância de todos as reuniões para finalizar o relatório com provas, circunstâncias e relatos de depoentes. O vereador também idealizou uma grande audiência pública envolvendo as entidades representativas como sindicatos e sociedade civil organizada.  O pesidente da CPI e vereador, Chico Carvalho, falou da apresentação do esboço do relatório com mais de trezentas páginas aonde se faz necessário a planilha de custo solicitada pela CPI a SMTT, e que já deveria estar inclusa no inquérito. Infelizmente, o órgão ainda não protocolou a documentação solicitada na câmara municipal de São Luís. O prazo estipulado a SMTT para a entrega da documentação será de 48 horas, pois a comissão tem prazo determinado para enviar o relatório final ao ministério público de São Luís para que medidas sejam providenciadas para o melhoramento do transporte público da cidade.

O presidente da CPI Chico Carvalho, falou que se reuniu com o vereador Astro de Ogum e o prefeito Braide na ocasião. O prefeito falou que contratou uma empresa para fazer um estudo de auditoria sobre as questões circunstanciais requisitada pela CPI  e que logo que pronto, protocolava o resultado na câmara municipal de São Luís para medidas cabíveis. Por conta desse comunicado a CPI estipulou mais esse prazo de 48 horas para entrega da documentação. O vereador Astro de Ogum não compareceu à reunião mais  foi lembrado pelo vereador Chico Carvalho pela lei de autoria do próprio vereador Astro,  que legaliza o transporte alternativo. A lei  será sancionada pelo Prefeito Braide e encaminhada a câmara municipal de São Luís, fato que enaltece toda a CPI e beneficia toda a população usuária do transporte público de São Luís..

Os comentários estão desativados.