Espaço de Negócios do Governo do Estado é destaque no Agrobalsas 2022

Comentários 0

A maior feira do agronegócio no Maranhão, que começou nesta segunda-feira (16), contou com a presença do governador Carlos Brandão na solenidade de abertura. A 18ª edição do Agrobalsas conta com o apoio do Governo do Estado. Uma das ações é o Espaço de Negócios, coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), pensado para oferecer informações e destacar o potencial da produção maranhense, aproximando assim o poder público dos empreendedores.

O Espaço de Negócios, que foi lançado na última edição do AgroBalsas antes da pandemia, em 2019, reúne algumas secretarias e órgãos estratégicos do Governo do Estado, como a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Porto do Itaqui. Juntos, os setores governamentais, alinhados ao foco do evento – trabalhar o desenvolvimento, inovação, transferência de informações nacionais e internacionais e tecnologia avançada aos empreendedores –, estão ajudando os empreendedores objetivando, sobretudo, a retomada do ambiente empreendedor de forma adequada e igualitária. O espaço conta, ainda, com o estande da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem).

No primeiro dia do evento, o governador Carlos Brandão destacou o orgulho do Governo do Estado em participar do AgroBalsas, parceria que vem desde a primeira edição. Ele ressaltou a força do agronegócio maranhense. “O que a gente vem acompanhando é um avanço muito grande na área de ciência, tecnologia e inovação no agronegócio no Maranhão. Quem ganha com isso é o produtor rural, a sociedade, a economia da região. O Governo do Estado ajuda tanto com a presença das secretarias e empresas públicas na feira quanto em financiamento, troca de experiências, cursos de capacitação, abrindo o governo para o diálogo a fim de avançar e fortalecer a parceria”, afirmou.

Empreendedores elogiam o Espaço de Negócios

Aroldo de Aquino, empreendedor da cidade de Balsas, está presente, por mais um ano no evento. “Eu participei em 2019 e, para mim, foi só crescimento e reconhecimento. É uma oportunidade muito boa que o Governo do Maranhão dá para os pequenos produtores. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado, por meio da Seinc, pela oportunidade”, ressalta o empreendedor, cujo estabelecimento, na área da cutelaria (fabricação de facas artesanais), faz parte de um dos segmentos do programa Maranhão Mais Produtivo.

“A minha expectativa para este evento é poder construir mais relacionamentos com o consumidor final e cadastrar mais revendedoras, para aumentar a capacidade produtiva da fábrica e ter mais pessoas gerando renda na cidade. O peso que tivemos, ao participar em outras edições, foi o de valorização. O espaço da Seinc faz com que o nosso produto fique mais forte, valorizado”, relata Andreia Oliveira, sócia-administradora de uma fábrica de lingeries em Balsas.

Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, o Espaço de Negócios deve ser bastante procurado nesta edição. “Estamos saindo de uma crise em que muitos empreendedores foram prejudicados. A nossa missão é auxiliar na retomada das atividades dessas pessoas em seus negócios, com responsabilidade; por isso, esperamos que o espaço atenda às expectativas dos empreendedores que passarem por aqui, tirando dúvidas, facilitando a troca de informações, enfim, atuando diretamente no suporte aos empreendedores”, anunciou.

O Espaço de Negócios reúne cerca de 40 empresas maranhenses integrantes do programa Maranhão Mais Produtivo, para que exponham e comercializem seus produtos, captando clientes e fomentando oportunidades de negócios, até o dia 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente em Balsas.

Demais compromissos

A visita a Balsas foi também uma oportunidade para o cumprimento de agendas importantes. Desde o último sábado (14), o secretário Cassiano Pereira Júnior visitou empresas e polos agroindustriais para acompanhar as demandas e os processos de plantio e colheita de soja e milho e de produção de alimentos e biocombustíveis.

O secretário participou, ainda, de reuniões com o empresariado da região, estreitando laços entre o Governo do Maranhão e grupos do agronegócio, para o crescimento do setor na região.

Os comentários estão desativados.