Maranhão vai ser o Estado de maior geração de empregos do país nos próximos 5 anos.

Comentários 0

O Maranhão pode se tornar o maior Estado brasileiro na geração de empregos formais nos próximos cinco anos com a implantação de grandes projetos portuários, ferroviários e petrolíferos.

O Estado -que pode ter o reinício das obras do porto São Luís ainda no segundo semestre de 2022 com a geração de cinco mil empregos diretos e indiretos-, foi contemplado com a construção de uma ferrovia que ligará Açailândia ao município de Alcântara. O investimento de R$ 5 bilhões faz parte do programa ‘Pró Trilhos’ que visa ampliar a malha ferroviária nacional.

O deputado Pedro Lucas (PTB-MA), esteve presente ao lado do ministro dos transportes Tarcísio Gomes de Freitas, na assinatura de autorização para início da construção da ferrovia. O projeto da construção ligará o município de Açailândia com as estradas de ferro Carajás, norte-sul e Alcântara.

Vale lembrar que o plano estratégico da  Petrobras 2022-2026 divulgado há poucas semanas mostra que a petrolífera tem interesse em ampliar a exploração na margem equatorial e investir US$ 1,5 bilhões no início do segundo semestre de 2022. O coordenador da bancada Maranhense, o deputado Pedro Lucas (PTB-MA), já afirmou a importância para o Maranhão em alavancar a exploração.

São investimentos importantíssimos para o desenvolvimento do Estado como todo, contudo sabemos que para se desenvolver grandes projetos o Estado tem que estar preparado com mais saúde, segurança e infraestrutura para receber esses milhares de novos trabalhadores que virão se instalar em nosso Estado. A própria área Itaqui Bacanga tem que ser revitalizada.

Hoje, 60% da população local são descendentes de trabalhadores de outros Estados e municípios que vieram ou foram transferidos pelas empresas para desenvolverem suas funções aqui em projetos locais e outros milhares de profissionais que vieram em busca de uma vida melhor com a implantação do projeto Carajás e Porto do Itaqui.

Os comentários estão desativados.