Há tempos que o blog vem comentando sobre o despreparo da segurança portuária da capital maranhense. Como as autoridades competentes podem admitir que um navio fundeado faz mais de um mês, exatamente na data de 16/04/2021 às 23h:46min com tripulantes indianos infectados com COVID-19, passe todo esse tempo sem se pronunciar sobre o caso tão grave da nova variante indiana do vírus? caso não fosse o agravo da doença em alguns tripulantes, não teríamos nenhum conhecimento dessa situação de grande repercussão mundial.O que está acontecendo com a nossa fiscalização portuária? ainda estamos digerindo o acontecimento do último naufrágio e agora mais uma situação gravíssima com tripulantes indianos do navio ‘shandong da zhi’ contaminados com a variante da COVID-19 que embarcaram na África do Sul com certeza já contaminados. O navio é de bandeira Hong Kong. De acordo com as autoridades competentes, cerca de cem pessoas da capital maranhense tiveram contato com os indianos. Agora, será que as meninas do sexo estão inclusas nesse percentual e clientes pós indianos também estão inclusos? Bem da verdade, essa variante já está circulando livre, leve e solta em nossa capital. A população que procure cumprir os protocolos de segurança para não perdermos vidas em massa.
A Secretaria de Saúde do Estado tem que investigar o mais rápido possível o porquê foi avisada de forma tardia sobre a situação, já que o navios está com mais de um mês fundeado. E particularmente não quero crucificar e responsabilizar a Secretaria de Saúde do Estado. Até que me provem o contrário, a responsabilidade é da administração portuária. O blog teve acesso ao regulamento portuário da Vale e infelizmente não encontramos nada relacionado ao sistema de saúde de qualquer natureza e, como já estamos a quase dois anos enfrentando essa pandemia, era de se esperar que a administração tivesse um plano de saúde emergencial já publicado no regulamento portuário que deveria sere tomada nos casos extremos da COVID-19. No entanto, o blog não encontrou nada relacionado a questão. A polícia federal tem que investigar a agência ‘WILSON SONS’ e a administração portuária para saber os nomes dos responsáveis pelas atitudes desastrosas e puní-los conforme a lei, afinal, um navio fundeado a mais de um mês já deveria ser inspecionado de todas as formas pelas autoridades competentes. Acredito que parlamentares devem abrir uma CPI portuária para investigar essas inúmeras displicências ocorridas nessa administração portuária da nossa região ou, do contrário, seremos vítimas até de lixos radiativos dispensados pelos inúmeros navios que navegam na Bahia de São Marcos.
O AVISO ESTÁ DADO.