Aprovado requerimento do vereador Álvaro Pires que viabiliza o VLT para atender a população da Área Itaqui-Bacanga

Comentários 0

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira (3), importante requerimento do vereador Álvaro Pires (PMN), na qual solicita com URGÊNCIA ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT, que seja viabilizado a execução de projeto que retorne o Veículo Leve sobre Trilho – VLT, para seu pleno funcionamento, no sentido de atender os moradores da área Itaqui-Bacanga em São Luís.

Segundo o vereador, a área Itaqui-Bacanga é um dos maiores conglomerados urbanos de São Luís, composta por mais de 60 bairros, conjuntos e comunidades, distribuídas em microregiões (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel), com uma população de 200.000 habitantes (IGBE 2010). E com estimativa atual de cerca de 220.000 habitantes.
“Nada mais justo que garantir a esta população da área Itaqui-Bacanga, um serviço digno de infraestrutura e Mobilidade Urbana, e para isto, se faz mais do que necessário tirar o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que está guardado num galpão alugado e pago pelo Poder Executivo Municipal e colocar à disposição dos moradores desta importante região”, aponta o vereador.
Segundo Álvaro Pires, a região é muito importante na arrecadação municipal, é extremamente rica, movimenta a economia com o comércio local, trabalhadores, cultura, universidade, estudantes e demais serviços locais.
“A região é extremamente rica em cultura, comércio, educação e por ser próxima ao Centro de São Luís, movimenta também a circulação da região central da Capital com trabalhadores, comerciantes, estudantes e demais transeuntes. A área tem uma extrema carência de serviços púbicos e mesmo assim é responsável pela arrecadação extra que garante ao município de São Luís, royalties da mineração regulamentada e sancionado na lei 13.540/2017, por isso, apresentei requerimento para que o prefeito Eduardo Braide possa presentear esta importante região de nossa Capital”, afirmou o vereador.
O vereador pontua, que a extensão para garantir a implantação do VLT, na região do Itaqui-Bacanga é de apenas 8 (oito), quilômetros de extensão. Segundo ele, sairia do Terminal de Integração da Praia Grande até o Bairro Fumacê.

“Neste requerimento apresentado e aprovado pelos nossos colegas vereadores e vereadoras, solicitei ainda, que o município de São Luís, contate com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA e o Porto do Itaqui para que seja viabilizado parcerias para a imediata execução do trajeto Fumacê – Praia Grande, que constitui cerca de 8 (oito) quilômetros de distância, a extensão de nossa Avenida Litorânea”, finalizou o vereador.

Os comentários estão desativados.