Suspeita de ser funcionária ‘fantasma’, cirurgiã-dentista que é esposa de secretário em São Luís, vira ‘contadora’ em Cajapió

Comentários 0

Desde que a crise econômica se instalou no Brasil, varrendo postos de trabalho em empresas de diversos setores, é cada vez mais comum encontrar alguém que tenha aderido a novas formas de trabalhos, para pagar os boletos que, certamente, vão chegar.

No entanto, dos casos mais intrigantes já registrados no Brasil, um chama a atenção no Maranhão: o de uma cirurgiã-dentista que virou contadora, mesmo sem formação para atuar na área.

Trata-se de Carolina de Alvarenga Catunda Nunes, esposa do secretário Municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior – o Dr. Joel, que ocupa um cargo de assessora de contabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Cajapió, município localizado na Baixada Maranhense.

A informação, obtida com exclusividade pela reportagem nesta sexta-feira (16), aponta para possível prática de nepotismo cruzado, em violação ao que diz a Constituição.

Além disso, a nomeação da ‘dentista’ para trabalhar como ‘contadora’ também levanta suspeita para possível caso de “funcionário fantasma”, prática perniciosa que fere princípios constitucionais como moralidade administrativa, eficiência, impessoalidade, finalidade administrativa e eficiência.

Segundo o site do Portal da Transparência da prefeitura cajapioense, a esposa de Dr. Joel recebe salário de 6 mil reais como contadora da pasta municipal. Um levantamento realizado junto ao CRO – Conselho Regional de Odontologia constamos que Carolina Nunes está, legalmente, registrada com a inscrição MA-CD-3194 e está apta a atuar como cirurgiã-dentista.

No entanto, numa pesquisa feita no site do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/MA, não conseguimos localizar nenhum registro da dentista como ‘contadora’, infringindo o art. 47 da Lei Nº 1.411/51 [Lei das Contravenções Penais], por configurar exercício ilegal da profissão.

Carolina Nunes ainda consta como sócia do marido em uma empresa de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências em São Luís (MA), que figura como ativa na Receita Federal. Segundo as informações, trata-se da Catunda Nunes S/S, cujo nome de fantasia é JJC Saúde. A firma foi aberta em 31 de março de 2016 e tem capital de R$ 10 mil.

QUEM É ELA?
Carolina de Alvarenga Catunda Nunes é graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduanda em Endodontia no Centro Integrado de Educação Continuada. Atua na área de Endodontia na Clínica Odontológica Renascença, onde tem consultório. Ela foi participante do Grupo de Pesquisa em Odontologia – Programa Saúde na Escola, bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Técnológico do Maranhão (FAPEMA) e foi membro-pesquisador da Liga de Cirurgia Experimental do Maranhão (LACEMA). Pelo currículo, percebe-se que ela sempre atou na área ontológico sem nenhuma experiência contábil.

Os comentários estão desativados.