COM JORNADA TRIPLA DE TRABALHO, SECRETÁRIO DE BRAIDE COMPROVA QUE A ‘ONIPRESENÇA’ É POSSÍVEL

Comentários 0

Há quem desconfie que a onipresença existe, mas secretário Municipal de Saúde de São Luís, Joel Nicolau. Nogueira Nunes Júnior – o Dr. Joel, pode comprovar que existe, sim, afinal ele acumula mais dois trabalhos nas cidades maranhenses de Santa Helena e Pinheiro, onde atende neste último em sua clínica particular. É o que revela dados apurados pela equipe de reportagem do site Maranhão de Verdade, junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, sistema de informações do Ministério da Saúde que contém informações de todos os estabelecimentos de saúde presentes no território brasileiro, conforme mostra documento extraído no site do órgão.

Médico cardiologista, responsável pelas doenças que acometem o coração, Dr. Joel só cumpriria a carga horária se fosse onipresente. Ele tem 03 vínculos, dos quais 02 seriam com o SUS em cidades de São Luís e Santa Helena. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 78 horas diárias, sete dias por semana, incluindo os finais de semana, como sábado e domingo.

Mesmo como secretário de saúde em São Luís, Dr. Joel consegue atuar no interior

Segundo as informações disponíveis no CNES, o secretário de saúde da capital maranhense deveria atender 10 horas por semana, no Centro de Saúde Jose Jinkings Leite, em Santa Helena, como cardiologista, além de 12 horas semanais, no Hospital Universitário de São Luís, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Segundo a reportagem apurou, desde o dia 18 de janeiro, Dr. Joel foi cedido do quadro de pessoal da Ebserh, para exercício junto à Prefeitura de São Luís, conforme Portaria SE/MEC 32/2021.

Como titular da Semus, na gestão do prefeito Eduardo Braide, ele deveria cumprir 40 horas semanais. Apesar da jornada de trabalho, Dr. Joel ainda encontra espaço na sua agenda para atender em sua clínica Imesp, no município maranhense de Pinheiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a última atualização das informações de Dr. Joel junto ao CNES foi em fevereiro deste ano, um mês depois que sua nomeação como secretário foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Mas a confusão não para por aí. Mesmo sem estar legalmente nomeado, Dr. Joel realizou vários atos como secretário. Ele foi nomeado dia 19 de janeiro, mas conseguimos detectar alguns  atos dele antes mesmo de sair sua nomeação, cometendo um crime ao infringir o art. 324 do Código Penal, exercendo função de titular de uma pasta, de maneira precária e irregular, já que não estava nomeado para o cargo.

QUEM É ELE?
Médico cardiologista, Dr. Joel Nunes foi candidato a vereador nas eleições de 2020 pelo PMN e obteve 2.191 votos, ficando como suplente. A reportagem apurou que ele é sócio de duas empresas: a Catunda Nunes S/S, cujo nome de fantasia é JJC Saúde, localizada na Avenida Doutor Jackson Kleper Lago, 703, Edif Solar Da Península Apt 703, Ponta D’Areia, em São Luís.

Aberta em 31 de março de 2016, a firma que atua com atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências, tem capital de R$ 10 mil.

Ele também é sócio do Instituto de Medicina Especializada de Pinheiro Ltda, cujo nome de fantasia é Imesp, registrado na Rua Albino Paiva, 100, Centro, no município de Pinheiro.

A empresa que também atua com atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências, foi aberta em 06 de julho de 2016, com capital social de R$ 50 mil. Dr. Joel tem sociedade nos empreendimentos com outras duas mulheres: Carolina de Alvarenga Catunda Nunes e Ana Iza Guterres Mendes, que também integra o quadro de pessoal da Ebserh.

BOMBA PRESTES A ESTOURAR
Além das denúncias que já vieram à tona, um esquema de pagamento de credores com vultosas quantias em dinheiro, que estaria desviando recursos públicos do erário, está prestes a estourar e pode envolver vários colegas que o secretário indicou para cargos de diretores em hospitais. Os detalhes, entretanto, iremos revelar posteriormente.

Os comentários estão desativados.