“Margem de erro na pesquisa divulgada pelo Ibope mostra indefinição da eleição em São Luís”, garante matemático.

Comentários 0

A pesquisa de intenções de votos para prefeito de São Luís, registrada no TRE sob o nº 01425/2020, que ouviu 602 pessoas, realizada pelo Ibope a pedido da TV Mirante e divulgada nessa segunda-feira (21/09) evidencia uma clara indefinição na corrida sucessória rumo ao Palácio de La Ravardiere. Essa é a conclusão do matemático Itamilson Lima ao analisar a margem de erro e os demais dados técnicos do levantamento.

“A margem de erro é uma estatística que expressa à quantidade de erro amostral aleatório nos resultados de uma pesquisa. Em outras palavras, é a medida do raio ou a metade da largura do intervalo de confiança para a mesma estatística”, afirma o matemático. Ainda segundo o técnico, a pesquisa apresentou uma margem de erro de 4% percentuais, o que é elevado para uma capital, e em tese empata no limite da margem todos os candidatos entre 2% e 10%.

“Com essa margem de erro fica claro que a pesquisa não tem a intenção de balizar o processo eleitoral, uma vez que mesmo sabendo o quão embolado tá a disputa por conta da margem de erro, prefere ocultar os índices de rejeição dos candidatos. Dado que certamente ajudaria a apontar quais caminhos e sinais o eleitorado apresenta”, disse.

Sem a rejeição, por exemplo, não dá para medir se Braide foi ou não afetado pelo acordo negativo com o PSDB de Roberto Rocha que acabou tirando Wellington do Curso da disputa e prejudicando o processo democrático ao impedir que os eleitores do tucano tenham o direito de escolher.

Segundo os dados do Ibope, Eduardo Braide(Podemos) aparece com 43% da intenção de votos, seguido por Duarte Júnior(Republicanos) que soma 14%, Neto Evangelista(DEM) 10%, Bira do Pindaré 5%, Adriano Sarney(PV) 4%. Carlos Madeira (SD), Jeisael Marx (Rede) e Rubens Júnior (PCdoB) aparecem com 2% das intenções de votos. Franklin Douglas (PSOL) e Dr. Yglésio (PROS) com 1% cada encerram a pesquisa. Hertz Dias não pontuou e Apóstolo Silvio Antonio não foi incluído na pesquisa.

“Analisando os percentuais dos pré-candidatos que tem 10 e 14, concluímos que esses também estão empatados tecnicamente, portanto a pesquisa não revelou nada novo. A única coisa que ficou demasiadamente claro é que o Ibope não se compromete, apenas diz que Braide está disparado na frente dos demais que estão todos empatados”, concluiu o matemático.

O Ibope, investigado pela Operação Alaska por suspeita de pagamento de propina ao senador Renan Calheiros (MDB), deu sinais de que não quis se comprometer na corrida eleitoral da capital e se limitou apenas a dizer que Braide está disparado na frente dos demais que estão todos empatados. Ainda assim, os números apresentam dados duvidosos por tudo que ocorreu envolvendo o candidato do Podemos.

Os comentários estão desativados.