FOI REALIZADO NESTA SEXTA-FEIRA O CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UFMA (CEUFMA)

Comentários 0

Foi realizado nesta sexta feira o Congresso dos Estudantes da UFMA – CEUFMA 2017, o forúm de discussão e deliberação máxima dos estudantes da instituição, o congresso aconteceu no auditório da pós graduação do CCBS e contou com a presença de mais de cem estudantes durante todo o dia com representantes de 38 cursos de 6 campi do continente de São Luís.

O objetivo foi debater e trocar opiniões sobre a UFMA, avaliar as políticas públicas, a ação do movimento estudantil, os avanços na área da educação, infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão, esportes, direitos humanos e outros assuntos importantes.

O palestreante principal do encontro foi o atual presidente do SINDJUS, Anibal Lins, que foi dirigente do DCE no ano de 1985 e contou um pouco da sua experiência no movimento estudantil, passando sobre a conjuntura da sua época até os dias de hoje.

Houve também grupos de discussão, que foi o movimento de formular, discutir e construir os rumos do movimento estudantil para os próximos três anos de gestão do Diretório Estudantil- DCE 17 de setembro.

A entidade tem como base, a defesa dos interesses dos estudantes, promover campanhas específicas e também participar, historicamente, dos principais debates e lutas do Estado e do País.

Uma conquista inédita do movimento estudantil que este congresso tenha sido realizado de forma independente financeiramente e autônomo de qualquer governo e reitoria. “E a partir disso conseguimos debater problemas crônicos  da universidade oriundos da má gestão da atual administração”, declarou o presidente da comissão de organização Maxuel Silva.

Ao final do CEUFMA, foi eleita de forma democrática e participativa uma nova gestão para o DCE legalmente constituída que terá o triênio de 2017-2020 para fomentar a construção de um diálogo com os estudantes para energizar o movimento estudantil dentro da UFMA que sempre foi protagonista no Maranhão na luta de uma educação de qualidade e uma sociedade melhor para a população do Estado.

Os comentários estão desativados.