Tragédia anunciada: Residencial Paraíso, vulgo Piancó Nove do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ é invadido por populares
O blog vem anunciando o descaso do Banco do Brasil quanto ao abandono do empreendimento do governo federal, Residencial Paraíso, vulgo Piancó nove e hoje, 08 de fevereiro, o empreendimento foi invadido por populares da redondeza. Essa atitude desorganizada de populares é preocupante pois envolve a segurança e bem estar de inúmeras famílias, haja visto que o empreendimento foi notificado pela defesa civil como impróprio para habitação até que o Banco do Brasil providenciasse as adequações em muro de arrimo, que encontra-se prestes a desabar, eliminando ruas, residências e o assoreamento em toda a parte inferior dos blocos próximos ao muro que tem de seis a sete metros de altura.
Por outro lado, existe dois pontos nessa questão: um positivo que é não deixar um empreendimento de quase dezenove milhões de reais se perder com o tempo; outro negativo, que consiste em sabermos que a maior parte dos invasores são pessoas que se aproveitam da situação para substituir a necessidade em negócios em um futuro próximo. Essas pessoas geralmente já possuem imóveis e outros bens de valores e, dentro desse contexto de bagunça, quem perde mesmo são as famílias sorteadas que aguardam desesperadamente para sair do aluguel e por conta do descaso da promotoria pública federal, estadual e municipal, ficam a ver navios. Vale lembrar que esse programa ‘Minha casa Minha vida’ do governo federal foi um dos maiores desperdícios do dinheiro público em toda a história do programa de habitação do país.
São milhares de empreendimentos abandonados sem nenhuma infraestrutura e localizados em áreas de difícil acesso. Se o projeto que foi bem elaborado fosse bem executado em áreas que facilitassem o direito de ir e vir e com estrutura social como todo, não teríamos toda essa problemática de invasão e abandono do empreendimento.
Infelizmente faltou o fator principal para se executar um um projeto de grande relevância para a classe dos menos favorecidos: o censo humanitário de todas as autoridades competentes que não estão nem aí para os pobres; esses que se explodam. O grande lance é fazer aí mesmo e depois eles se viram. O importante é os 10%.
Só para que todos tomem conhecimento, durante esses nove meses que o blog vem denunciando esse caso de completo abandono do empreendimento Residencial Paraíso, vulgo Piancó nove, nenhuma autoridade ou órgão competente se manifestou para tomar providências cabíveis para encontrarem uma forma de resolver toda essa situação calamitosa, mas enfim. Esperamos que tudo corra bem, pois caso ocorra alguma tragédia, ela foi anunciada antecipadamente e o poder público como todo terá compactuado diretamente para que o fato se concretizasse.
AMÉM SENHOR.