UFMA e Museu Histórico de Alcântara lançam projeto “Dos Dinossauros à Era Espacial”

Comentários 0

Projeto tem por objetivo elaborar a visão narrativa e estética do Museu Histórico de Alcântara

O Museu Histórico de Alcântara (Musa) está prestes a receber uma exposição que promete transportar os visitantes, desde os tempos dos dinossauros até a era espacial. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Musa, promovem o “Projeto Alcântara: dos Dinossauros à Era Espacial”, que tem por objetivo desenvolver a concepção narrativa e visual do museu, proporcionando uma experiência expositiva única e interativa.

Com a colaboração de especialistas em história, arqueologia, paleontologia, arquitetura e povos originários, o projeto consiste em uma exposição que conta parte da ocupação do território de Alcântara, contemplando as singularidades do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico local. A exposição terá como base uma linha do tempo, fazendo um verdadeiro passeio na história, trazendo detalhes de descobertas paleontológicas no espaço que hoje compreende o território municipal, o modo de vida e as tradições de povos originários e de remanescentes quilombolas, além de aspectos contemporâneos da comunidade alcantarense, sobretudo em relação à base especial instalada na área.

Segundo o coordenador-geral do projeto e professor de Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA, Roni César Andrade de Araújo, esta iniciativa une esforços de diversas instituições, incluindo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Museu Histórico de Alcântara (Musa), com o propósito de valorizar, preservar e compartilhar o patrimônio cultural da cidade.

“Este projeto revela a colaboração significativa entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão, particularmente por meio da pró-reitoria de Extensão e Cultura. Esta parceria aponta para a necessidade imperativa da soma de esforços em favor da valorização, preservação e disseminação do rico patrimônio cultural que é a cidade de Alcântara. Temos aqui a oportunidade de lançar luz, não apenas para o estado do Maranhão, mas também para o Brasil como um todo, sobre esta cidade que carrega uma importante História impregnada pela soma das raízes culturais de todos os povos que constituem sua existência, desde os tempos mais remotos até a contemporaneidade”, explica.

um todo.

“O projeto é de suma importância no sentido de possibilitar aos profissionais envolvidos maior aprofundamento das pesquisas sobre a cidade de Alcântara, seu processo de transformação urbana e sua formação social, econômica e cultural ao longo do tempo. Para a comunidade, penso que o ganho é ainda maior: existe uma oportunidade concreta de ter acesso a conhecimentos sobre a cidade que não estão disponíveis facilmente. Nesse processo de pesquisa, também podemos fazer novas descobertas, desmistificar certas ideias e dividir esse conhecimento não apenas com os alcantarenses, mas também com os maranhenses de forma geral”, defende.

A pesquisa já está em andamento, atualmente em fase de levantamento de dados e construção de materiais que serão inseridos no espaço museográfico.

Os comentários estão desativados.