Umbelino Junior solicita convocação de secretário para tratar da saúde do município

Comentários 0

Requerimento do vereador Umbelino Junior (PL), apresentado em sessão da Câmara Municipal de São Luís, solicita convocação do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes. O objetivo do pedido é tratar sobre problemas do setor, debater soluções e ouvir os argumentos do gestor. O pedido do parlamentar foi aprovado pelos colegas da casa legislativa e o gestor da pasta deverá comparecer em uma sessão extraordinária realizada na próxima quinta-feira (27).

No documento, o vereador explica que aguarda do titular da Saúde municipal a prestação de esclarecimentos relacionados à sua pasta. O parlamentar lista uma série de situações, que, em sua avaliação, precisam ser prontamente esclarecidas ao parlamento e também, aos usuários do sistema municipal de saúde.

O documento destaca situações envolvendo as condições estruturais e de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do município. O vereador cita as UBSs dos bairros Liberdade, Barreto e também da zona rural. Segundo o requerimento, na UBS do Barreto as condições de estrutura para atender à população estão precárias. Na Liberdade, a logística dos postos com agendamento semanal tem impossibilitado o acesso da comunidade que precisa de atendimento diário.
Ele também cita que há falta de medicamentos básicos nas unidades de saúde na zona urbana e, principalmente, na zona rural.

O parlamentar aponta ainda, a falta de transporte aos servidores para realizar visitas domiciliares e a ampliação das Equipes de Saúde da Família (ESF), sem estrutura mínima de trabalho. “São situações que precisamos discutir, ouvir a palavra do gestor da pasta e prestar os devidos esclarecimentos à população”, frisou Umbelino Junior.

Os comentários estão desativados.