Deputados de mandatos podem dar adeus enquanto novos inquilinos deverão desembarcar em Brasília a partir de fevereiro de 2023

Comentários 0

Dos novos postulantes, dois vereadores de São Luís, que por sinal são primos, Umbelino Júnior e Ribeiro Neto podem surpreender

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – o Maranhão possui 5 milhões 42 mil e 999 eleitores aptos a votarem nas eleições de 2022, dos quais 4 milhões 403 mil e 760 (87,32%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais), 639 mil 239(12,68%) não e, ainda, 735 com nome social habilitado.

E de posse desses dados, dia após dia, acirra-se a guerra para conquistar o eleitorado maranhense. De acordo com os chamados analistas políticos, para o pleito que se avizinha, uma coisa ja é dada como certa em relação à Câmara Federal: será a disputa mais acirrada das últimas duas décadas.

Esse mundaréu de votos é alvo da cobiçada de 958 postulantes que requereram registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e, além de presidente, disputam os cargos de governador, senador, deputados federal e estadual. A relação dos aptos será divulgada na segunda-feira (12) pela Corte eleitoral.

Das 18 vagas de direito é certo que apenas 15 estarão na disputa de fato, já que três postulantes somente em um provável caso fortuito ou força maior ficarão de fora da lista. São eles: o já deputado federal Josemar de Maranhaozinho, candidato à reeleição e duas nem tanto “novatas”, a deputada estadual Detinha, esposa dele, que “desejou” ir para Brasília objetivando não ficar longe da cara metade, os dois do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, além da ex-governadora e senadora Roseana Sarney(MDB).

No caso do trio, ambos figuram como “puxadores” de voto e, com a chamada sobra, ajudarão suas respetivas siglas conquistarem outras vagas. No tocante aos “indicados”, uns até então eram desconhecidos do povo, mas pelo sobrenome e estrutura de campanha mantida pela força do dinheiro, os nomes acabaram sendo incluídos na bolsa de apostas.

Nesse rol, destaque para Flávia Alves(Federação Partidária), irmã do presidente da Assembleia Othelino Neto, que não tem um projeto em favor do Estado, mas possui “QI” e uma campanha milionária, Amanda Gentil(PP), zero de projetos, filha do prefeito de Caxias- Zé Gentil e Luciana Genésio(PDT), situação similar às outras duas em termo de trabalho, irmã do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio.

Entre as curiosidades que podem surpreender, pois disputam sobras de votos, estão os vereadores de São Luís e primos Umbelino Júnior (PL) e Ribeiro Neto(Patriotas). O primeiro disputa a sobra de votos no partido sob o comando do casal “Moral da Br”, já o segundo briga com Wolmer Araújo, filho do deputado estadual Edson Araújo.

Veja abaixo a relação dos prováveis eleitos e/ou estarão na disputa z

1- Republicanos- 10
Cleber Verde e Gil Cutrim disputam uma vaga;

2- Progressistas – 11
André Fufuca e Amanda Gentil brigam por uma vaga;

3- Federação Partidária- (PT/PCDOB/PV)
Rubens Júnior e Márcio Jerry disputam duas vagas, enquanto
Flávia Alves e Zé Carlos por uma eventual sobra;

MDB – 15
Rosena Sarney e Hildo Rocha nas duas vagas que o partido faz direto, já
Lobão filho e o deputado federal João Marcelo uma eventual sobra;

Podemos – 19
Dr Gonçalo e Fábio Macedo brigam por uma vaga;

PSC – 20
Aluísio Mendes em uma vaga

PL – 22
Josemar, Detinha e Jr Lourenço em 3 vagas direto, já Umbelino Junior Pr Gil Luciano Galego brigam por uma eventual sobra;

PSB – 40
Duarte e Bira do Pindaré uma vaga direto e o ex-secretário Clayton Noleto luta pela sobra;

Patriotas – 51
Marreca Filho será eleito direto e Ribeiro Neto e Wolmer Araújo brigam pela sobra;

União Brasil – 44
Pedro Lucas e Juscelino filho disputam as duas únicas vagas.

PSD – 55
O deputado Edilazio ficará com a primeira vaga e disputam uma eventual sobra Josivaldo JP e Pr Cavalcante.

Os comentários estão desativados.