Vereador Astro de Ogum comenta nossa cultura incomparável e única.

Comentários 0

Amante da cultura Maranhense, o vereador ASTRO DE OGUM decano na câmara Municipal de São Luís, é um dos principais incentivadores da cultura maranhense e em conversa com a nossa equipe, se mostrou preocupado com a situação que a COVID-19 deixou todas as brincadeiras culturais do nosso Estado.

“A cultura Maranhense é única é incomparável. São Luís, cidade de uma bela população negra que contribuiu categoricamente para o desenvolvimento cultural da nossa cidade, é destaque mundial pela beleza arquitetônica das nossas edificações seculares. Suas praias e brincadeiras folclóricas estão sempre fomentando nosso comércio, garantindo emprego e renda à centenas de milhares de famílias, onde até 2019 o Estado do Maranhão foi um dos principais destinos para turistas nacionais e europeus, assim como asiáticos. Contudo, com a pandemia da COVID-19, o comércio e brincadeiras folclóricas sem atividades de vendas e apresentações respectivamente, caíram na fragilidade econômica, conduzindo seu brilho autêntico ao esquecimento. Além desse fator pandêmico, tivemos perdas de representantes importantíssimos para nossa cultura”. O vereador ASTRO DE OGUM vem sendo flexível e persistente em contribuir para dar continuidade no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade.

“A diversidade que temos com brincadeiras folclóricas do nosso carnaval, São João, belezas naturais e arquitetônicas vem impressionando o comércio turístico mundial. Hoje, o Estado do Maranhão é um dos principais requisitos das agências de turismo em todo o planeta.  Isso se deve principalmente aos esforços de líderes e representantes das brincadeiras folclóricas que, mesmo com as dificuldades, lutam incansavelmente para manter as tradições em prática. Contudo é necessário que as autoridades competentes criem fórmulas para a sustentabilidade socioeconômica desse seguimento. O risco do desaparecimento de parte da historia contada através das brincadeiras folclóricas é quase inevitável”.

E continuou: “Festejo como divino Espírito Santo, tende a perder o toque de caixa por falta de incentivo aos jovens. São toques que passam de geração para geração. Infelizmente, se você não cria meios para a sustentabilidade do aprendizado, o desinteresse predomina e como consequência tudo se acaba, e quem perde é a nossa história. Quero continuar sendo colaborador e incentivador da cultura em nossa cidade e estou destinando emendas e criando projetos para sustentabilidade das nossas brincadeiras folclóricas”. relatou o vereador ASTRO DE OGUM.

Bem amigos, é um tema que deve ser levado à sério pelas autoridades competentes. Hoje o turismo em todo o mundo é um dos principais fatores de emprego e renda, e em nosso estado não é diferente, mas para continuarmos no topo, o governo como todo tem que proporcionar meios de superar as dificuldades das brincadeiras folclóricas que têm como principal pulso comunidades pobres que vivem das suas apresentações e o comércio em geral. Assim como o vereador ASTRO DE OGUM, é preciso que outros políticos entrelacem esse movimento de superação das nossas brincadeiras folclóricas para que possamos sempre apreciar nossa história através das vestes, danças, cantos e batidas únicas.

Os comentários estão desativados.