Iva Campos comenta: prazo final foi determinado e não tem mistério. É Brandão agora e vem quem quer.

Comentários 0

Foi uma tarde/noite de muita especulação sobre a reunião do grupo político do Governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. O grupo reuniu aliados governistas e presidentes de vários partidos e a pauta principal não foi a divulgação do nome já escolhido pelo trio Flavio Dino, Lula e Sarney, mas sim sobre o apoio de ambos senador Weverton e o secretário de educação Felipe Camarão ao vice governador Brandão nas eleições de 2022.

Hotelino Neto, presidente da ALEM e aliado do senador Weverton, declarou em um bom tom que esse não seria o momento para que o grupo definisse a candidatura para as eleições de 2022, então seria óbvio que o senador Weverton já tinha a sua opinião formada sobre a questão a ser discutida, mesmo sabendo que o Governador vai estar sempre declarando apoio ao vice-governador Brandão. O senador Weverton foi para a reunião com o único propósito de ganhar tempo para não prejudicar seus aliados e permanecer comendo do pirão do governador até o final de março. Se conseguir esse feito, ganha força mais popularidade.

Já reunido com o grupo o governador Flávio Dino, apenas falou da sua preferência por Carlos Brandão e prorrogou o prazo para o final de janeiro, atendendo aos apelos de seus outros dois grandes aliados: Felipe Camarão e o senador  Weverton, que com a prorrogação de prazo continuam mantendo a todo vapor seus projetos rumo ao Palácio dos Leões. O senador Weverton ainda sonha com o apoio do prefeito Braide, e Felipe Camarão com a bancada do PT como toda e outros importantes nomes políticos que até o final de janeiro devem se pronunciar em apoiar algum pré-candidato. Acredito que o governador Flávio Dino nem deveria ter queimado cartucho com essa reunião que, ao meu ver, foi precipitada.

O blog até publicou que essa reunião seria na segunda quinzena de dezembro, próximo ao final do ano, o que seria para o grupo uma data relevante e de maior proveito, entretanto o governador manteve a data do dia 29 e no final o que se viu foi um consentimento para quem quiser vir que venha. Quem não quiser, siga seu destino. A sinuca de bico foi dada pelo governador mas ainda não foi uma jogada para Xeque-mate. Com essas determinações da reunião, ficou óbvio que o grupo do Governador Flávio Dino possa vir com três nomes para a disputa do governo do Estado do Maranhão: Carlos Brandão, vice-governador; Felipe Camarão, secretário de educação e o senador Weverton. Pelo menos foi o que deu a entender o governador Flávio Dino ao determinar de forma diplomática sua preferência ao vice-governador Brandão. Vem somar quem achar que deva vir, agora “quem come do meu pirão, apanha do meu cinturão”, e isso certamente é um ditado popular que o vice-governador Brandão vai potencializar em seu governo temporário, o que significa que vai haver retaliações. Porém nada que impeça a candidatura de quem quer que seja.

São três nomes de grande potencial político e que certamente usarão todas as armas possíveis para neutralizar seus adversários.  Pensando no termo transparência, Brandão e Felipe Camarão me parecem com um maior poder de fogo, contudo é só mais um ponto para ser levado em consideração tendo em vista que ele ajuda mas não define, principalmente contra um adversário estrategista como o senador Weverton e claro, Edivaldo Holanda Júnior. Sim, ele mesmo: o ex-prefeito de São Luís.

Os comentários estão desativados.