Inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Comentários 0
Estão abertas até o dia 7 de janeiro de 2022, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Maranhão, com a disponibilidade de 15 vagas.

A área de concentração do mestrado é Sistemas Costeiros, cujos estudos estão focados no ambiente costeiro, na sua caracterização física, química, biológica, ecológica e humana e nos seus limites de sustentabilidade, buscando no ensino, na pesquisa, extensão e inovação o entendimento dos processos incorporados às atividades produtivas ao longo do tempo que envolvam o uso, a gestão e a conservação desses ambientes.

Voltado para graduados em cursos superiores de duração plena e aprovados pelo MEC em todas as áreas de conhecimento, o mestrado possui duas linhas de pesquisa: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento em Sistemas Costeiros, o qual desenvolve estudos interdisciplinares que subsidiem, com seus resultados, o planejamento do desenvolvimento socioeconômico na zona costeira, com base na compreensão deste território quanto aos seus componentes ambientais, sociais e econômicos; e Recursos Naturais e Humanos em Sistemas Costeiros, que busca o conhecimento dos recursos dos meios biótico e socioeconômico nos sistemas costeiros, as mudanças ambientais, os tensores naturais e antrópicos, além de estudos sobre o homem regional em suas relações, interações e atividades no ambiente costeiro.

Tanto a área de concentração quanto as linhas de pesquisa do PRODEMA correspondem às áreas de ciências agrárias, biológicas, da saúde, exatas e da terra, humanas e sociais aplicadas. Para ler o edital e realizar a inscrição, clique aqui.

Saiba +

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente é recomendado pela CAPES com conceito A. O Curso de mestrado, na modalidade acadêmico, com duração regulamentar de 24 meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares, exame de qualificação e defesa de dissertação totalizando 30 unidades de crédito, ou 450 horas/aula. O curso será ministrado, preferencialmente, no turno matutino, mas também, quando necessário, em horários extras, em disciplinas ou atividades que poderão, excepcionalmente, exigir os dois turnos.

Os comentários estão desativados.