Arquiteta responsável por obras inacabadas foi nomeada por Braide como secretária de Projetos Especiais

Comentários 0

As obras inacabadas simbolizam os erros de gestão do poder público e trazem consequências à população. Além disso, elas também podem indicar desvio de dinheiro público.

A urbanização da “Fonte dos Bispos”, localizada no Anel Viário, que foi entregue no dia 03 de dezembro, é um exemplo disso. O local que tinha tudo para ser o mais novo cartão postal da cidade, não aguentou as primeiras chuvas, causando transtornos à população ludovicense, com crateras nas vias e até derrubada de uma estátua.

O investimento que faz parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (Procidades), foi viabilizado por um acordo de empréstimo da ordem de R$ 200 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como autora do projeto, a arquiteta Verônica Pereira Pires, hoje titular da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE), pasta que executa os projetos de revitalização.

BRAIDE ‘PREMIA’ FRACASSO DE EDIVALDO

O espaço inaugurado pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior (PDT) soma um total de 16 mil m² e conta com equipamentos de lazer, quadra poliesportiva, área de vivência, monumentos, boxes comerciais, dentre outros. Além dos itens, foi entregue uma fonte interativa.

A parte urbana do entorno também foi repaginada, melhorando o fluxo interurbano nas vias. Já a fonte interativa, idealizada pela arquiteta Verônica Pires, utiliza de iluminação especial e movimentos hidráulicos para garantir um espetáculo aos espectadores.

O problema, entretanto, é que toda essa beleza desmoronou durante a chuva na madrugada do dia 17 de fevereiro. Na região, uma estátua, que fica em rotatória no Anel Viário, foi arrancada. O monumento já tinha rachaduras em sua base. A estátua, que se partiu ao cair, foi removida do local.

A revitalização do Anel Viário foi entregue pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior no final do ano passado, mas por causa dos problemas detectados voltará a ser ‘reformado’ novamente, causando um imenso prejuízo aos cofres públicos.

Apesar disso, a arquiteta Verônica Pires é um típico caso em que o fracasso é premiado. Todos os problemas enfrentados pelos ludovicenses naquela região tiveram origem a partir do projeto arquitetônico que deu a forma estética dos elementos, mas em vez da autora ser responsabilizada por falhas estéticas e funcionais, ela recebeu como ‘prêmio’ do prefeito Eduardo Braide (Podemos), uma nomeação para comandar a Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE).

Foto compartilhada pelo ex-prefeito Edivaldo mostra ligações perigosas da arquiteta Verônica Pires com executivos da empresa Ducol

A empresa responsável pela execução das obras é a Ducol Engenharia, que também foi premiada com ‘mais um aditivo’ do milionário contrato para revitalização do centro histórico. Curioso é que quem assina o aditamento contratual é justamente a secretária Verônica Pires, autora do projeto que deu a forma estética ao Anel Viário.

MAIS FRACASSO E DOR DE CABEÇA
Além das adversidades causadas nas obras da região central da capital, várias praças também foram ‘inauguradas’ com intervenções inacabadas. A empresa responsável pela construção das praças também é a Ducol Engenharia.

O problema, entretanto, é que a elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo e engenharia, para construir mais de 100 praças em toda cidade, foi feita pela V.P.P. Arquitetura Ltda., companhia registrada em nome da atual secretária de Projetos Especiais. Os detalhes sobre o assunto iremos revelar posteriormente.

Os comentários estão desativados.