Plano de vacinação do Estado e Município ainda é um bicho de sete cabeças para a população de bairros da periferia.

Comentários 0

População da área Itaqui Bacanga não tem nenhum local definido em sua região para vacinação.

O plano estadual de imunização contra a COVID-19 e o plano municipal de enfrentamento à doença deixou a desejar quando não determinou medidas de vacinação por zona distrital. Nessa primeira etapa, pontos de vacinação em bairros populosos como a área Itaqui Bacanga, Cidade Operária, Cidade Olímpica e outras áreas populosas da grande ilha e municípios de entornos seria primordial para o sucesso de vacinação. Contudo essa determinação não foi imposta nessa primeira etapa dos planos de vacinação estadual e municipal, o que dificultou o avanço da vacinação.

Caso nessa segunda etapa esses planos incluam pontos em zonas populosas, as autoridades responsáveis pela vacinação terão total controle sobre as ordens determinadas por grupos, além do controle da propagação do vírus na circulação de transportes públicos e transportes alternativos, diminuindo o risco de contágio da COVID-19 e dando uma mobilidade com mais segurança à população como todo. Sabemos que o governo Estadual e Municipal estão determinados em atender todos os requisitos do plano de vacinação, mas infelizmente falhas terão que ser corrigidas imediatamente. Os gestores municipais estão perdidos na questão da logística para agilizarem a vacinação em seus municípios. Até o dia 06/03/2021 o governo do Estado do Maranhão já tinha distribuído aos municípios 360.469 doses da vacina e só 70% tinham sido aplicadas, ou seja, 254.954 doses. De acordo com a propagação do vírus, esse percentual é muito pouco. Deveria estar no mínimo em 95%. Quanto mais agilidade na vacinação tivermos, mais resultados satisfatórios para erradicar o vírus.

Nessa matemática os municípios deixaram de vacinar 105 mil pessoas conforme planilha abaixo.

O blog, em pesquisa no mercado do Anjo da Guarda neste sábado 06/03/2021, perguntou a cem pessoas se já tinham tomado pelo menos a primeira dose da vacina e, inexplicavelmente, todos responderam que “não.” Sabemos que o município vem tentando de todas as formas da lei, adquirir um grande percentual de vacinas para imunizar melhor a sua população, mas se o município de São Luís não aprimorar o seu plano de vacinação contra a COVID-19 -incluindo principalmente a vacinação por zona-, o controle de imunização pode se tornar confuso para a população de bairros periféricos da grande ilha.

Já temos um plano de vacinação confuso do governo do Estado onde a população de rua foi contemplada com 338 doses e a população de quilombolas com 12.544 de acordo com planilha de vacinação. Contudo há uma ressalva na planilha onde essas doses estão indefinidas.

Queremos lembrar as autoridades responsáveis pelo plano de vacinação que temos uma enorme população menos esclarecida na questão da vacinação, então seria primordial simplificarem todos os argumentos relacionados a isso para que essa população possa seguir um direcionamento mais coerente. Uma das solicitações dos entrevistados é a inclusão de postos de vacinação com suas determinações no eixo Itaqui Bacanga. Segundo o entrevistado, isso facilitaria o deslocamento para a vacinação da população da área Itaqui Bacanga e claro, o blog concorda em gênero, número e grau.

Bem amigos, sabemos que a situação é complicada. Estamos pedindo a toda a população da Área Itaqui Bacanga e de todo o BRASIL que cumpram a determinação de enfrentamento da doença para que no futuro próximo possamos erradicar essa maldita.

Use mascara, álcool em gel e evite aglomeração.

BOM FINAL DE DOMINGO.

Os comentários estão desativados.