Continuarei lutando para fortalecer o municipalismo”, garante Osmar Filho

Comentários 0

Mais jovem político a se eleger presidente da Câmara Municipal de São Luís em toda a sua história, o vereador Osmar Filho (PDT), que está no segundo mandato presidencial naquela casa parlamentar, afirmou que continuará lutando pelo fortalecimento do municipalismo, objetivando aglutinar parlamentares em todas as suas esferas.

“O município é a base de tudo na política. O cidadão nasce, cresce, estuda e conclui seu ciclo de vida é no município. Estado e União são abstratos e o município é o ente federativo concreto”, afirmou o presidente do Executivo de São Luís.

Conforme Osmar Filho, mesmo sendo a base de tudo, o município é o mais penalizado quando se trata da divisão do bolo tributário. “A União abocanha mais de 64% dos tributos, os Estados chegam a um patamar superior a 20%, enquanto o município, que é o produtor consegue apenas algo em torno de 15%”, salientou Osmar Filho.

Ele tem dito a interlocutores mais próximos, que uma das aberrações da política é exatamente essa situação, em que o ente federativo onde tudo acontece e que produz toda a riqueza do País, fica com apenas uma ínfima parcela da divisão dos tributos.

Osmar Filho defende enfaticamente o tão propalado Pacto Federativo, que, até agora, sob a ótica dele, não passa de uma mera peça de ficção política, mas destaca que ele tem que sair do papel, para acabar com essas distorções.

“O municipalismo forte é uma bandeira que não é minha, ela tem que ser de todos os políticos, independentemente de matizes ideológicas. Vou continuar lutando para que tenhamos um município fortalecido, uma vez que, se isso acontecer, a sociedade é quem sairá beneficiada”, finalizou Osmar Filho.

Os comentários estão desativados.