COM A PERSISTÊNCIA DA COVID-19, VEJA O PROVÁVEL DIRECIONAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020.

Comentários 0

COM A PERSISTÊNCIA DA COVID-19, VEJA O PROVÁVEL DIRECIONAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020.

Até o momento o TSE não se pronuciou acerca do adiamento das eleições municipais de 2020 e, de acordo com os critérios que foram impostos até o momento, tudo indica que o Tribunal Superior Eleitoral manterá o protocolo. Caso a comissão liderada pelo SENADOR WEVERTON consiga, junto ao ministro BARROSO um adiamento, com certeza será provável que seja de 45 dias no máximo. Contudo, mesmo com ou sem o adiamento -caso persista os critérios da vigilância sanitárias até as eleições-, os vereadores de mandatos terão uma larga vantagem sobre os novos candidatos, haja visto que sem tempo disponível para a campanha corpo a corpo, fica complicado para os novos candidatos convencer o eleitor sobre projetos benéficos à população num piscar de olhos em horários eleitorais.

Dessa forma os novos candidatos continuarão no ‘anonimato’, fora das suas bases comunitárias e, mesmo com a ferramenta das redes sociais, acredito que diante de todo essa indefinição de prazo eleitoral, o percentual de renovação no legislativo fique na casa dos 20% a 25% no máximo. Vereadores de mandato que desenvolveram seus trabalhos em suas bases e em outros territórios do município continuarão, assim, fortalecidos e sem nenhum impedimento de contestação dos novos candidatos que não terão como se pronunciar em campanha por conta das regras sanitárias impostas para conter a propalação da covid-19. Portanto,  com todo esse quadro contrário, fica complicado convencer o eleitor do objetivo da candidatura.

 

É óbvio que esses novos candidatos terão uma luta árdua e desigual para conscientizar os eleitores de que precisam ser eleitos para colocarem seus projetos em prática a favor da população. Porém, dentre os candidatos que não têm mandatos atuais, existem uns poucos que já estiveram no legislativo municipal e que estão cotados para esse pleito, assim como outros que já foram testados nas urnas. Seguindo esse raciocínio, tem-se uma previsão percentual de renovação entre 20% a 25%. Toda essa lógica provém de uma análise dos trabalhos efetivados pelo legislativo municipal durante esses três anos e cinco meses até aqui.

Dentre os 31 vereadores de mandato, acredito que 9 deixaram a desejar. É sabido que já não podemos dizer que ainda tem “muita água para rolar”, não obstante posso afirmar que o tempo é curto e digo mais: temos que pedir a Deus para que tudo volte ao normal até as convenções afim de que todos os candidatos joguem juntos, pois sem restrições sanitárias, teremos a pré-campanha e mais 45 dias de campanha conforme a lei eleitoral. Nesse quadro de igualdade e nessa nova fórmula de disputa,  todos os candidatos, sem exceção, terão que soar a camisa para garantir uma cadeira no legislativo municipal.

PRÓXIMA MATÉRIA:

O PRÓXIMO PREFEITO E A DOR DE CABEÇA EM 2021 POR CONTA DA PANDEMIA. AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO.

VIXE.

SARAVA PAPAI.

 

Os comentários estão desativados.