INACREDITÁVEL, MAS DE QUEM É A CULPA? CADÁVER COM COVID-19 PASSA TRÊS DIAS NA UPA DA ÁREA ITAQUI BACANGA.

Comentários 0

INACREDITÁVEL, MAS DE QUEM É A CULPA? CADÁVER COM COVID-19 PASSA TRÊS DIAS NA UPA DA ÁREA ITAQUI BACANGA.

O blog recebeu uma denúncia de familiares de uma senhora que faleceu na madrugada de segunda-feira na UPA da área ITAQUI BACANGA, com suspeita de ter contraído o coronavírus (COVID-19) da qual passou, após o óbito, nada mais e nada menos do que três dias na UPA, visto que o corpo foi liberado apenas nesta quarta-feira no final da tarde, podendo ter contaminado outros tantos pacientes.

Entenda o caso:

Assim que o corpo médico da UPA do Bacanga atestou o óbito por conta de suspeita do COVID-19, os familiares foram proibidos de velar o corpo e tentar um SEPULTAMENTO comunitário, haja visto que todo o procedimento para os óbitos suspeitos do COVID-19 seguem padrão da vigilância sanitária.

A família, sem nenhuma condição financeira, procurou de imediato a associação do Bairro e foi orientada a procurar a SEMCAS para auxílio,  sendo que a despesa total chegaria a um custo exorbitante de R$ 2.500,00. Os familiares até então não tinham um caixão e nem o chão para a realização do sepultamento. De acordo com a família, todos os esforços foram feitos para que tivessem êxito em conseguirem ajuda do poder Público, Estadual e Municipal, além de poderem realizar um enterro digno para sua ante querida.

No final terça-feira, todos os familiares caíram em desespero, pois havia grandes possibilidades de ocorrer um SEPULTAMENTO indigente. Após vários apelos -e sem forças físicas e  psicológicas-, os familiares já tinham se deixado levar pelo desânimo e o conformismo do SEPULTAMENTO aleatório, contudo veio a mão de DEUS e, como em um passe de mágica, a igreja evangélica garantiu toda a despesa do SEPULTAMENTO.

Nesse final da tarde de quarta-feira finalmente, a senhora abençoada por Deus teve seu SEPULTAMENTO digno de uma mãe que, mesmo na pobreza, criou os seus filhos com dignidade onde não seria o sistema político que iria atrapalhar os planos do nosso maior criador.

Bem amigos, nosso primeiro questionamento é sobre essa estadia por três dias de um corpo com atestado óbito por conta da COVID-19. Gostaríamos de saber como foi planejado a estadia, levando em conta a certeza de que não haveria, em nenhum momento, o risco de contaminação de pacientes, profissionais e demais acompanhantes dentro da unidade da UPA, visto que já foi comprovado que o vírus se propaga pelo sistema do ar condicionado.

Uma segunda questão, é essa verba que o governo federal liberou aos governos estaduais e municipais através do ministério da saúde para o tópico do COVID-19, onde tem como principal foco a prevenção e compra de equipamentos, entretanto não cobre a ajuda funerária aos menos favorecidos no caso de morte pala COVID-19.

Bem amigos, eu acredito que se estamos nesta atual situação, a culpa não é apenas do povo, há também um descontrole logístico para essas famílias vítimas do vírus. É necessário que as autoridades pensem em todas as possibilidades de contenção do vírus, sendo uma delas a assistência de familiares que não têm condições de enterrar seus antes queridos vítimas da pandemia.

Ouçam o áudio da denunciante:

 

MAIS DO QUE DEUS, NINGUÉM.

QUE ASSIM SEJA. AMÉM.

 

Os comentários estão desativados.