Advogados estudam fundar ONG contra corrupção

Comentários 0

Advogados estudam fundar ONG contra corrupção

As denúncias de um grupo de advogados contra o prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PDT) deram origem às investigações sobre corrupção na administração da capital no âmbito da justiça. Um dos dispositivos usados pelo grupo são as ações populares.

Na esfera legislativa, o colegiado de juristas tenta convencer os vereadores da capital a abrir um dos 12 pedidos de impeachment contra o prefeito. O volume de denúncias de irregularidades envolvendo a gestão municipal levou o grupo a pensar na proposta de criar uma ONG de combate à corrupção.

Trata-se do Instituto Fazendo Justiça, formado por advogados, estudantes de universidades e voluntários de vários segmentos profissionais. O objetivo da entidade é ajudar a combater a corrupção na capital e no interior.

A entidade que está em fase de criação será é uma Organização Não-Governamental de controle social e elaboração e execução de projetos sociais que se fundamenta nos princípios da ética, do humanitarismo e no combate à corrupção pública.

A associação pretende direcionar suas ações no combate à corrupção fazendo denúncias à imprensa e protocolizando representações nos órgãos públicos contra diversas autoridades nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Obstante a isso, o grupo entendeu que não era suficiente apenas denunciar, mas necessário também executar ações que contribuíssem com a formação do cidadão. É com esse pensamento e com objetivo tão somente de contribuir com o exercício da cidadania por meio de projetos sociais que possam resgatar os valores éticos e morais, que o Fazendo Justiça deve surgir para construir os novos rumos para a moralização dos serviços públicos, investindo na educação e mobilização do cidadão.

Ciente de seu papel na sociedade, a associação sem fins econômicos e lucrativos está levando à risca o dever absoluto de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pois enfrenta diversos casos que requer empenho e dedicação por parte de seus membros colaboradores.

Outro fator fundamental do Fazendo Justiça está na possibilidade de fazer parcerias com outras associações de mesmo cunho, principalmente do interior do Estado, no intuito de fortalecer a fiscalização da aplicação das verbas públicas nessas localidades.

A entidade quer consolidar-se como instituição de apoio a tais associações, que enfrentam dificuldades em função da distância da capital, São Luís, e de acesso a informações disponíveis na internet.

Os comentários estão desativados.