Astro de Ogum assume vice-presidência da Câmara pela quinta vez

Comentários 0

O vereador Astro de Ogum (PR) que transmitiu, na manhã desta terça-feira (1/01), o cargo de presidente da Câmara de São Luís, ao colega de plenário Osmar Filho (PDT), vai continuar compondo a Mesa Diretora da Casa no biênio 2019/2020 na condição de 1° Vice-Presidente do Legislativo, posto que era ocupado no biênio 2017/2018 pelo presidente empossado.

Bastante sorridente, o parlamentar chegou ao local do evento pouco depois das 10:00 da manhã. Ogum integra o Legislativo ludovicense desde 2001, ano em que tomou posse para o cargo após lograr êxito em sua primeira eleição no ano 2000.

Desde então, a habilidade política que adquiriu nas últimas duas décadas dentro do plenário Simão Estácio da Silveira, permitiu que ocupasse por sucessivas vezes o posto mais importante na linha sucessória da mesa.

Anteriormente, o parlamentar ocupou o mesmo cargo nas gestões dos ex-presidentes Ivan Sarney, uma vez; e Isaias Pereirinha, em outras três oportunidades.

Após vários anos sendo vice-presidente, Astro de Ogum começou a fazer história no parlamento municipal ao assumir o Palácio Pedro Neiva de Santana pela primeira vez em 2015 ficando no cargo até 2016, quando foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo de vereador.

Ele voltou a assumir o posto em 2017 e ficou no cargo até a manhã de hoje quando passou a função para o vereador Osmar Filho, numa cerimônia de posse que ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

*DEVE CUMPRIDO*
Em seu discurso de “despedida”, o agora ex-presidente agradeceu o apoio de todos os vereadores e da equipe que o acompanhou nesses quatro anos. Ele compartilhou com o público fatos que marcaram sua gestão e alguns desafios superados. “Deixo o cargo com a sensação de dever cumprido e entregou para o amigo Osmar Filho um legislativo infinitas vezes melhor do que encontrei quando assumiu o posto”, destacou.

O ex-chefe do legislativo também enfatizou que durante sua gestão, grandes obras estruturantes foram realizadas no Palácio Pedro Neiva de Santana, que abriga o plenário Simão Estácio da Silveira, mas que o ponto chave de sua administração foi o lançamento do edital que trata do concurso público para a Casa, o primeiro certame da história de 400 anos da Câmara Municipal de São Luís.

*AUTORIDADES PRESENTES*
Além de parlamentares de São Luís e do Estado, presentes na solenidade, compareceram também o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém; Edilson Baldez, presidente da Fiema; Luiz Gonzaga Martins Coelho, procurador-geral de justiça; prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; vereador Pedro Lucas Fernandes, que toma posse como deputado federal mês que vem; presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto e o senador eleito Weverton Rocha, entre outras autoridades. Muitos representantes da imprensa e assessoria da própria casa estiveram prestigiando a posse do novo presidente.

*MESA DIRETORA*
A Mesa Diretora do segundo biênio (2019-2020) da atual legislatura da Câmara Municipal de São Luís, empossada nesta terça-feira (1º), ficou assim: Presidente Osmar Filho; 1° Vice-Presidente Astro de Ogum: 2° Vice-Presidente Nato Junior; 3° Vice-Presidente Josué Pinheiro; 1° Secretário Francisco Carvalho; 2° Vice-Secretário Francisco Chaguinhas; 3° Vice-Secretário Beto Castro; 4° Vice-Secretária Concita Pinto; 5° Vice-Secretário Afonso Manoel.

Os comentários estão desativados.