O Vereado IVALDO RODRIGUES FEZ UM DOS MELHORES PRONUNCIAMENTOS HOJE NA CÂMARA DOS VEREADORES DE SÃO LUÍS AO DEFENDER O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA CAPITAL E DO NOSSO ESTADO.
IVALDO RODRUIGUES – Viemos tratar de um assunto que pode afetar a economia da nossa capital e do nosso estado. Muito se fala em desenvolvimento do porto do Itaqui, os números da movimentações de toneladas são muito expressivos, e hoje, nosso porto figura como um dos 5 (cinco) maiores em movimentação de cargas no país. Estes números são verdadeiros, têm aumentado e ainda devem aumentar com o crescimento do Tegram.
Contudo, precisamos entender o que esses números representam. Atualmente, as principais cargas movimentadas pelo porto são minério de ferro, celulose e grãos.
O Vereador falou sobre a importância dos contêineres para o transporte de cargas.
IVALDO RODRIGUES – O Porto do Itaqui hoje conta somente com uma empresa marítima para transporte de contêineres, mas já contou com três linhas: duas de cabotagem (navegações em águas nacionais) e uma de longo curso que se manteve até a semana passada, pois a empresa anunciou que pretende cancelar essa rota.
Preocupado com o cancelamento dessa rota o Vereador ressaltou:
Em dois mil e quinze foram movimentadas 7.862 contêineres, algo em torno de 66.000 toneladas, de acordo com o relatório de movimentação de cargas da EMAP.
Perdemos a movimentação de várias cargas importantes para arrecadação tributária como materiais de construção, peças e equipamentos para indústria e produtos alimentícios etc. O cancelamento de tal serviço trará danos não somente para o porto, que perde em movimentação de cargas e oportunidades de novos negócios mas a principal prejudicada seria a população, que caso a escala seja cancelada, haveria somente duas opções: a primeira seria importar por portos vizinhos como Pecém, em Fortaleza ou Vila do Conde, no Pará. Nesse caso a população teria de imediato aumento de todos os seus produtos de consumo.
Além de tudo isso, põe-se em jogo a recém fechada parceria com o porto seco de Anápolis, que movimentaria número recorde de contêineres em Itaqui.
É importante destacar que, os principais concorrentes do porto do Itaqui ficam no Pará e em Fortaleza no Ceará, ambos têm mais de uma empresa marítima transportadora de contêineres. Surpreendentemente estamos perdendo a única linha que temos.
Diante do exposto, acreditamos que este cancelamento não é um problema portuário, mas um problema econômico do estado. Sendo assim , é necessária uma intervenção imediata para que isso não aconteça. Acreditamos que precisamos unir forças, Município, Estado, Porto e Empresários, para que não sejamos prejudicados como cadeia logística e população, e não percamos a oportunidade de parceria com o porto seco de Anápolis. Finalizou o vereador Ivaldo Rodrigues.
Amigos, na atual crise que passamos perdermos parcerias benéficas à nossa população. É inaceitável. Estado e Município têm que se mobilizar para que possamos requerer divisas não para perdermos. O Vereador IVALDO RODRIGUES tem toda razão em se preocupar com essa movimentação de cargas em contêineres, pois se temos ainda produtos de consumo com preços que ainda dá, mesmo que apertado para nossa população ter acesso, devemos a esse tipo de transporte. Agora caso as autoridades não se mobilizem para darmos continuidade a esse tipo de serviço, perderemos automaticamente o nosso poder de compras, pois a maior parte dos produtos de consumo do nosso estado teria acréscimo em seus transportes fazendo com que automaticamente esses valores fossem repassados aos consumidores.
Hoje todos os produtos que circulam em nossa Capital eram para ser de baixo custo, pois como ressaltou o Vereador, temos um dos maiores portos do país, a ferrovia carajás que é paralela à ferrovia norte sul, que é uma das maiores transportadoras de grãos do país. Não teríamos o porquê de não termos um poder de compras para uma boa qualidade de vida. Temos um combustível que está a beira dos quatro reais, o gás de cozinha um verdadeiro absurdo o que não dá para entender. É valida a preocupação do vereador pois se já não bastasse todo esse custo para o bolso da população, ainda teríamos que arcar com vários aumentos desnecessário por conta dos cancelamentos de parcerias que beneficiariam os nosso produtos através do transporte em contêineres, o que seria injusto para nossa população.