ÁREA ITAQUI BACANGA O POLO INDUSTRIAL PARA A ELITE LUDOVICENSE.

Comentários 0

IMG-20160211-WA0015 Eu poderia estar falando de carnaval com essa imagem posta, mas não. quero falar desse povo alegre da ÁREA ITAQUI BACANGA que desde mil novecentos e sessenta e oito compõe os 63 bairros hoje existente.
Um povo alegre porém injustiçado pelos seus governantes que durante todos esses anos nos fizeram de escada para o crescimento dos bairros elitizados de São Luís.
Fizemos um estudo sobre a área desde a construção da barragem até os dias de hoje e chegamos a conclusão de que fomos enganados com algumas migalhas de benefícios dos nossos governantes anteriores e que continuamos a ser escravos da sociedade elitizada de São Luís.
Desde a fundação do bairro Cetrape que hoje chamamos de Anjo da Guarda que nosso povo vêm sendo usado para o crescimento dos grandes bairros de São Luís e sendo descriminado por acharem que nos tornamos violentos.
Para quem não se lembra fomos escorraçados das nossas casas para que a draga pudesse entulhar toda a Areiinha e nos jogaram em taperas cobertas e tapadas de palha. Os móveis eram pés de tucueiro, o transporte era um caminhão velho que nos transportava na carroceria em vias cheias de abismo até a beira da maré onde éramos transportados em pequenas canoas e que diversas vezes perdemos amigos que morreram afogados. Isso tudo para que padecemos aprender a ler e escrever.
Mas aí veio a estória da barragem que construíram e nosso povo pensou que essa construção fosse para nosso benefício, assim fizeram com que pensássemos, era uma jogada de mestre pois na verdade a barragem era o início do plano para o progresso da área do São Francisco, pois a construção da barragem era o caminho para o porto do Itaqui onde o governo tinha uma das suas maiores arrecadação, até aí tudo bem, afinal nós éramos os primeiros da fila, pois a riqueza estava próximo à nós. Íamos então nos tornar um dos bairros mais importantes de São Luís, ah que alegria, só que não, Engano nosso, passamos décadas sem asfalto e décadas isolados só vendo passar ao nosso lado o progresso para o outro lado da cidade. Mais aí veio um outro artifício de nos enganar: A implantação da companhia vale do rio doce. Agora sim os bairros que compõe a área Itaqui Bacanga vão ser todos beneficiados, só vamos ter que acabar com dezenas de rios e com as belíssimas prais do boqueirão, guia mais perto do que vai se tornar essas comunidades. Isso é o de menos kkkkkk… Outra enganação: implantaram a vale, e o progresso do outro lado da cidade se tornou um dos maiores da história. Eram construídos prédios e mais prédios, ponte Bandeira Tribbuzi e por aí foi. E nossa comunidade como sempre só aumentava de tamanho, pois a cada prédio que era construído do outro lado, era uma nova invasão que tínhamos em nossa área.
Entre tantas lutas conseguimos sobreviver. É muito duro você ter que admitir que nos fizeram de trampolim, mas é a pura verdade.
Lembram da universidade que construíram com a intenção de evacuar toda a área do Sá Viana? Mas Deus foi mais. Antigos moradores não fugiram à luta e hoje, depois de décadas, resolveram intitular aquelas famílias pois não tinha mais como dizer não aos grandes lutadores daquele bairro.
Com tanto desprezo que nos causaram surgiram grandes lideranças políticas em nossas comunidades. Pessoas que resolveram lutar pelos seus direitos e conseguir direitos que só nos era dado depois de muita luta e nunca por livre espontânea vontade dos nossos governantes. Todo o pouco que nos foi dado de benefícios, foi com muita luta das nossas lideranças.
É de lamentar que setenta por cento da arrecadação de São Luís sempre esteve próximo à nós e no entanto só as migalhas nos é concedida, Nós sabemos que a maior culpa do nosso atraso se deve a nós mesmos que nos deixamos enganar por diversas vezes, mais fica aqui os nossos avisos: não iremos mais aceitar que ninguém nos engane mais.
Os nossos governantes têm sim o dever de olhar para nossas famílias como verdadeiros cidadãos ludovicenses e nos beneficiar com tudo que temos direito e que ninguém venha tripudiar em nossos erros. E agora nós vamos ter que fazer o que não fizeram em décadas? Sim, vocês têm por obrigação nos mostrar que sempre estiveram com a razão, e para isso têm que ignorar todas as nossas falhas e fazer com que caminhemos pela estrada do desenvolvimento.
nossa história é de muita lutas e centenas de capítulos que infelizmente não dá para ser contado de uma só vez em nosso jornal eletrônico. Mas que fique bem claro às nossas lideranças que não tinham sintonia entre si por acharem que deveriam lutar pelos interesses próprios: estão chegando com passos largos a conclusão de que a luta tem que ser por uma boa causa e a boa causa sempre foi o bem estar das nossas comunidades.
HOJE CONTINUAMOS ALEGRES PORÉM MAIS ATENTOS.
JULIO DURANS.

Os comentários estão desativados.