O presidente do cab. Mauricio Miguel fala da importância da entidade na área Itaqui Bacanga

Comentários 2

O CAB – Instituto dIMG-20160114-WA0003e Cidadania Ativa de Belágua nasceu com a meta de ajudar o município de Belágua e sua população com alta vulnerabilidade social, com o passar do tempo, tomou uma proporção bem maior, diante da realidade em que há muitas populações necessitadas devido a ausência de políticas públicas eficientes.
Assim, hoje atende além de Belágua, vários municípios espalhados por este Maranhão, inclusive a própria Capital, onde as demandas sociais são imensas.
Mas, para atender toda essa demanda, foi necessário um trabalho com parceiros, e de um local além da que já dispõe no município onde tudo começou.
Esse lugar é aqui, na capital, no bairro do Sá Viana, a casa da Cidadania e Comunidade.
Um local onde poderemos promover reuniões frequentemente para ouvirmos a comunidade da área Itaqui Bacanga, para discussão e tomadas de decisões, promover junto com os parceiros cursos profissionalizantes, sempre no intuito de atender às necessidades das comunidades.
Para orientar os trabalhos, firmamos mais uma vez o Pacto pela Cidadania Ativa, que norteia qualquer ação re
alizada pelo nosso instituto , não se constituindo em um programa assistencialista e nem vinculado a grupos políticos. E sim, uma política de identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social ,focado na família e que objetiva minimizar as desigualdades sociais e a elevação do seu IDH.
Resumidamente se compõe das seguintes etapas:
– identificação das famílias e seu cadastramento;
-uma ajuda multi setorial e de conotação de doações para que estas famílias saiam minimamente da situação de vulnerabilidade;
– eventos e palestras para despertar a cidadania, expondo sobre direitos e deveres sociais;

– treinamento para qualificação profissional,mediante análise das demandas e qualificações de cada comunidade e inseri-las em políticas de geração de renda mediante o cooperativismo social
– acompanhamento e assistência jurídica em casos de violações dos direitos humanos;
– treinamento e qualificação de associações e cooperativas ,para elaboração de projetos via editais,para as isntituições parceiras.

A casa da Cidadania conta com a parceria da União de Moradores do Sá Viana e de lideranças comunitárias de vários bairros da área Itaqui Bacanga.

 

2 respostas para “O presidente do cab. Mauricio Miguel fala da importância da entidade na área Itaqui Bacanga”