ASSALTOS E CRIMES COM VITIMAS FATAIS AINDA E PREOCUPANTE NA ÁREA ITAQUI BACANGA.
São inúmeros os assaltos a ônibus que fazem linha para a área Itaqui Bacanga. Sabemos que a secretaria de segurança e a polícia militar vem trabalhando diuturnamente para combater esse tipo de crime, só não podemos afirmar se essas ações vem dando resultados satisfatórios visto que os assaltos continuam. Por outro lado os crimes com vítimas fatais ainda é preocupante, mas também sabemos que o índice deste tipo de crime vem diminuindo satisfatoriamente. Quanto ao crime acontecido na última sexta-feira no campos da UFMA, eu acredito que houve uma falha no sistema de segurança. Acho que toda vez que os alunos elaborarem um evento, tem que ter a parceria entre a UFMA e polícia militar para que fique pelo menos uma viatura dando suporte aos eventos e até mesmo para que os alunos não estrepolem os horários. Também não podemos proibir os jovens alunos de terem seus momentos de lazer. Eu sei que a UFMA tem seu quadro de segurança mas acredito que está na hora da secretaria de segurança montar uma parceria para manter uma viatura dentro do campos diuturnamente. Sabemos que a instituição é um órgão federal, mas a população são jovens do nosso futuro que precisam do apoio das autoridades competentes para desenvolver seus projetos de vida.
Pedimos ao secretário de segurança pública, governo estadual e comando militar que não direcionem suas ações de combate só ao crime e que desenvolvem um projeto social com as associações para prevenir futuros delinquentes porque o que tenho visto são combates mortais entre polícia e delinquentes. Nós lideranças já tentamos inúmeras vezes nos reunir com o governo para ajudar a criar projetos sociais para esses jovens e até agora não tivemos êxito. Fica preocupante essa questão de abater jovens criminosos, não estou aqui para passar a mão na cabeça de quem não tem mais jeito mas se existe uma maneira de evitarmos que nossos jovens se tornem criminosos então vamos trabalhar com essa possibilidade, não vamos só da bala, vamos dar conhecimento e oportunidade a essas crianças que ainda estão em fase de aprendizagem. É tão fácil você olhar o perigo que ronda esses jovens. É só você ir em qualquer escola estadual, municipal ou particular que você observa os alunos fora da sala de aula com uma garrafa de cachaça e é nesse ponto que as autoridades tem que encontrar o combate a criminalidade futura.
As lideranças estão aí, as entidades associadas estão aí, e o que está faltando realmente é um plano de combate a criminalidade futura entre as autoridades competentes.
AGRADECIMENTOS:
LÍDERES COMUNITÁRIOS E BLOGUEIRO CESAR DURANS DA ÁREA ITAQUI BACANGA.