O presidente da comissão de saúde do município, vereador Ubelino Júnior se reuniu na manhã desta terça-feira com o sindicato dos auxiliares e técnicos em enfermagem e trabalhadores em estabelecimento de saúde do Estado do Maranhão (SINDSAÚDE/MA) para dialogar sobre os problemas que os profissionais temporários contratados vêm enfrentando: falta de valorização profissional, contratação, insalubridade, falta de insumos, baixo salário, desconto para previdência do município sem saberem a aplicação, salário a dois meses atrasados, entre outros, foram satisfações colocadas em pauta pelos profissionais de saúde.
Segundo o presidente do sindicato, Duce Samento, os profissionais trabalham de forma precária, lutam por dignidade na garantia de um salário mínimo, auxílio transporte, auxílio alimentação, adicional noturno e combatem para que não sejam negligenciados os direitos essenciais aos trabalhadores que estão atuando nas unidades complexas do município.
Diante de tal situação, Umbelino Júnior se manifestou afirmando que vem atuando e fiscalizando as unidades de saúde do município, e que não olha para a saúde avaliando apenas as estruturas físicas das unidades, que é humano e olha para os profissionais que labutam. Afirmou que procurará políticas públicas de valorização para os trabalhadores da área, para estes que são considerados verdadeiros heróis, pois vivem nos bastidores e em meio a precariedade se sobressaem dando sempre o seu melhor para cuidarem do próximo.
“Procurarei viabilizar melhores condições de trabalho, valorização e dignidade. Continuarei e lutarei ao lado da classe.” Ressaltou o parlamentar.
Estiveram presentes também dando apoio na reunião os vereadores César Bombeiro, Chaguinhas e Edison Gaguinho.