A não-reeleição para a Câmara Municipal foi um revés, mas não uma derrota completa, pois Chico Carvalho perdeu o cargo, mas manteve o que é mais valioso para um político: sua base de apoio e sua reputação. O apelido “O Gigante da Zona Rural” é um título político poderoso e em vez de deixar a alcunha desaparecer, ele continua agindo para merecê-la.
Os cursos de capacitação levados as famílias carentes da zona rural -como o de design de sobrancelhas- são uma forma inteligente de gerar benevolência, pois está melhorando a vida das pessoas onde cada formatura é uma oportunidade para as famílias se capacitarem para o mercado de trabalho e os resultado já começaram a levar comida para a mesa, trazendo diretamente a solução de um problema crucial: renda e sustento.
Sendo um político influente e com base eleitoral solidificada, Chico Carvalho se posicionou sobre a eleição de 2026 com a formação de aliança com o governo Brandão. Seu foco continua nos trabalhos sociais, pois sua base em São Luís, grande e bem organizada, pode ser o trampolim para o apoio a uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
Com isso, Chico Carvalho demonstra entender que o poder não reside apenas no cargo, mas sim na influência sobre as pessoas. Ao manter seus trabalhos sociais e cultivar sua imagem de “gigante”, ele transforma uma derrota eleitoral em uma oportunidade para se fortalecer nos bastidores, aumentando seu valor político e mantendo todas as portas abertas para continuar com seus projetos sócias.