Na tarde desta sexta-feira (4), foi lançado oficialmente o projeto Jovens Atletas, uma iniciativa idealizada pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, que tem como objetivo promover a inclusão social e a qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. A cerimônia de lançamento reuniu autoridades locais, lideranças políticas e famílias dos beneficiados.
Durante o evento, Paulo Victor destacou a dimensão social do projeto, que alia esporte, disciplina e educação. “Essa é nossa obrigação. A responsabilidade social que esse projeto tem com a vida das crianças e com a família das crianças é muito grande. Vamos levar isso através do triatlo, que fez uma reviravolta positiva na minha vida. Vocês terão auxílio em todas as modalidades que a equipe de professores indicar. Desde que tenham boas notas na escola, vocês poderão se inscrever. Daqui, eu tenho certeza que nascerão atletas que vão levar o nosso nome para o mundo”, declarou.
O ministro do Esporte, André Fufuca, também participou do lançamento e anunciou uma expansão importante da política esportiva para São Luís. “Reconhecer o que é bom, quem faz o bem, é fundamental. Esse projeto já vi em vários lugares do Brasil. Hoje estou aqui para lançar a semente de um projeto ainda maior. Serão mais 30 núcleos em bairros da cidade, além de outros 20 na região metropolitana, com modalidades como vôlei, judô e futsal. Onde há esporte, não há espaço para o crime. A criança que sonha com o esporte, sonha com um futuro melhor”, afirmou.
Representando o governador Carlos Brandão, a secretária-chefe do Gabinete do Governador, Luzia Waquim, classificou o momento como “mágico e de esperança”. Ela parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do esporte na formação de cidadãos. “É através do esporte que se chega em algum lugar. O governador apoia porque também já foi jogador. Vamos aproveitar. É uma sementinha que se planta e que vai crescer. Vocês serão o futuro do Maranhão”, disse.
O coordenador do projeto, Dilson Pará, falou sobre a realização de um sonho coletivo. “Estamos dando um grande passo. É o sonho realizado de cada um que está aqui. Graças ao esporte pude mudar a vida de muitas pessoas. Esse projeto, idealizado com tanto carinho, tenho certeza que vai transformar a vida dos filhos de vocês. Serão excelentes cidadãos, e esse é o nosso maior objetivo”.
Com apoio de professores, parceiros e entidades públicas, o projeto Jovens Atletas vai oferecer atividades esportivas como natação, ciclismo e corrida para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, priorizando estudantes da rede pública de ensino e moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade. As aulas terão início já na próxima semana.