Titular da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, ressaltou fato de o estado ter recebido a certificação de livre da febre aftosa sem vacinação
Assista à entrevista na íntegra
O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (5), sobre o sucesso da 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) e outras ações da Sagrima, como o estado ter recebido a certificação de livre da febre aftosa sem vacinação.
Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o titular da Sagrima disse que a Expoema foi aberta no domingo (1º), no Parque Lourenço Vieira da Silva, pelo governador Carlos Brandão (PSB), acompanhado de representantes de entidades do setor produtivo, empresas parceiras, produtores rurais e da sociedade de modo geral; e que o evento agropecuário seguirá até o próximo domingo (8).
“Conforme o nosso calendário de feiras, ao todo, serão 27 eventos promovidos no decorrer de 2024, sendo a Expoema a mais importante, com programação, rica em atividades voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário com apoio de grandes marcas e de órgãos estaduais e entidades relacionadas ao mundo do agronegócio”, disse.
Dentro da própria Expoema, segundo o secretário, está ocorrendo o 18° Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (XVIII ENEL), realizado pelo Sebrae e que vai até o dia 4 (quinta-feira). Na programação, voltada para os produtores de leite da Ilha e de todo estado, haverá troca de experiências, na promoção de práticas sustentáveis e inovação, com o objetivo de aprimorar a indústria de laticínios na região.
“Agora que conquistamos a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação, em maio, abrimos um grande mercado de 10 milhões de bovinos, agregando valor ao produto e até podendo exportar a carne, o leite e derivados. Neste ano, tivemos um número maior de feiras e exposições inscritas. Isso é o reflexo do trabalho conduzido pelo nosso governador Carlos Brandão, que, no ano passado, investiu na promoção de serviços e ações durante os eventos agropecuários”, afirmou.