Com base no BO de nº 320129/2023, a Delegacia Civil da Polícia Civil do Maranhão deverá intimar, nas próximas horas, uma pessoa identificada como Adriano Santos Silva, que seria vigilante, morador na Rua 01 de Maio, na Vila Palmeira, que vem divulgando uma série de áudios em grupos de WhatsApp contra o vereador de São Luís- Astro de Ogum(PCdoB).
Os áudios de ameaça, de cunho homofóbico e injúria religiosa vinham sendo disseminados há mais de dois meses, mas somente nesta segunda-feira(04), o parlamentar, que é decano no Parlamento Ludovicense tomou conhecimento do que estava acontecendo. Indignado, acompanhado de testemunhas, o vereador foi à sede da Delegacia Geral, onde relatou ao delegado Geral – Jair de Paiva o ocorrido, que ficou estarrecido com o teor do material apresentado.
“Ninguém é obrigado a gostar de mim. Afinidade é algo que devemos nutrir com quem temos simpatia. Isso é um direito que qualquer cidadão tem. Agora eu não vou aceitar que ataquem a minha religião ou vida pessoal. Não sei quem essa pessoa e também não me interessa. Estou aqui procurando os órgãos competentes porque embora esteja na condição de vereador, mas como cidadão e ser humano que sou, tenho meus direitos assim como qualquer outro e exijo que sejam respeitados”, pontuou o parlamentar.
Na oportunidade, além do depoimento de testemunhas, um farto material de áudio e texto foi entregue ao delegado geral. “Iremos instaurar o Inquérito Policial. Ouvimos a vítima, no caso o vereador e a testemunha. As provas apresentadas, que por sinal são bastante robustas, iremos encaminhar para perícia a fim de instruir o procedimento criminal que será instaurado contra esse elemento, que será intimado para comparecer à polícia nas próximas horas”, explicou o delegado.
Pelos inúmeros delitos imputados, cumulada, as penas imputadas poderão ultrapassar oito anos de prisão.