O prefeito Eduardo Braide Parece que gosta de ver o sofrimento de usuários de transportes coletivo. Se já não bastasse as constantes greves dos transportes coletivos em seu governo onde o principal foco foi fomentar a fome e o sofrimento da classe trabalhadora e seus familiares, agora o prefeito carrasco resolveu atacar impiedosamente a classe escolar onde o foco principal são crianças e pré-adolescentes da zona Rural da Capital São Luís.
O vereador e presidente da câmara municipal de São Luís acatou e protocolou em caráter de urgência a denúncia envolvendo quarenta e seis novos ônibus escolares que estão parados no galpão da SEMED na capital São Luís. O prefeito alegou que os ônibus não estão circulando por falta de documentação. Segundo a prefeitura, até agora o DETRAN ainda não liberou as documentações necessárias para a circulação dos ônibus escolares.
Dois contratos no valor aproximado de quase 15 milhões foram assinados com dispensa de licitações para transporte escolar. O mais grave é que foi constatado que não existe nenhuma solicitação junto ao DETRAN para emplacamento desses 46 novos ônibus. Alguns vereadores já se pronunciaram sobre a questão. A câmara vai tomar providências cabíveis para que o prefeito possa se justificar quando faltou com a verdade sobre os trâmites de emplacamento dos ônibus junto ao DETRAN e contrato de empresas no valor de quase 15 milhões de reais em caráter de urgência para o transporte escolar, quando mais de 46 novos ônibus encontram-se à disposição para serem colocados em circulação. Segundo o DETRAN, essas documentações para serem expedidas levam um pouco mais de uma semana.
A denúncia é gravíssima pois envolve crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que dependem do transporte escolar gratuito para que se tornem cidadãos de fato e de direito. O prefeito EDUARDO BRAIDE tem faltado com a verdade em várias situações. Aqui mesmo na área ITAQUI BACANGA, desde que assumiu o governo, esqueceu completamente das suas promessas de campanha. Nosso trânsito continua caótico, sem fiscalização; caminhões parados em plena avenida para descarga deixando-a intransitável; obras como a do Fumacê completamente esquecidas; a reforma do marcado do Anjo da Guarda que ele tanto criticou quando ainda era deputado, continua sem colocarem nenhum prego. Ruas e avenidas esburacadas e a situação é critica. Contudo, a população da área ITAQUI BACANGA parece que acordou hoje: o índice de popularidade do governo Braide caiu ladeira abaixo e não serão obras realizadas em épocas de campanha que vão amenizar o que já está ridicularizado.