A secretaria de estado de meio ambiente e sustentabilidade (semas), do Pará concedeu a licença do centro de reabilitação e despetrolização da fauna (CRD) no dia dez de Fevereiro. O CRD é parte integrante da estrutura de resposta à emergências da Petrobras.
Obviamente que os tramites estão à todo vapor para que projetos de grande relevância sejam implantados em nosso Estado, a área Itaqui Bacanga e todos os Bairros de entornos assim como o município de Alcântara, Barreirinha, imperatriz e outras cidades beneficiadas que receberam diretamente essas obras, ainda não estão capacitadas para absolver os riscos que paralelamente virão.
É preciso que o governo como todo tome providências urgentíssimas para a capacitação de profissionais de segurança e melhorias na infraestrutura dessas localidades, para que em um futuro próximo a população não venha sofrer consequências desastrosas por conta do “deixa para última hora”. O progresso é importante sim, gera emprego e renda, contudo se vier de uma forma onde o estudo dos impactos negativos não forem analisados e de acordo com resultado do laudo técnico, providências preventivas necessárias não serem tomadas para total segurança da população, o progresso pode se tornar um inferno para todo o estado.
A câmara de vereadores já deu o primeiro passo quando tomou providências para a aprovação do plano diretor, agora governo do estado, prefeitos, deputados e senadores que providenciem entrar no âmbito da questão para prevenir toda a população de uma catástrofe ambiental estrutural e segurança, que certamente virá associada com todas essas obras.