O tradicional concurso Miss Maranhão Gay, maior festa LGBTQIAPN+ do estado, acontece neste sábado (27), a partir das 21h30, no Real Promoções, na Avenida São Luís Rei de França, em São Luís.
Criado em 1982, o concurso chega à sua 43ª edição em 2025, ampliando seu alcance. Além da disputa pelo título, o evento se transforma em um festival plural, com atividades culturais e artísticas.
RESGATE HISTÓRICO:
Um dos destaques da programação será a exposição baseada na pesquisa do antropólogo baiano Luiz Mott, que resgata o que é considerado o primeiro caso oficial de homofobia registrado no Brasil.
O episódio ocorreu no Maranhão, entre 1613 e 1614, na época da França Equinocial, quando um indígena foi condenado por sodomia e executado no Forte de São Luís, em ato de extrema crueldade.
A vítima foi colocada na boca de um canhão, tendo metade do corpo lançada ao mar e a outra metade à terra. Ao trazer esse episódio à tona, a mostra propõe um contraponto entre passado e presente, destacando os avanços sociais na luta contra a intolerância e a reafirmação de direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
*OFICINAS E WORKSHOPS:*
Com o novo formato, o festival traz também uma programação de oficinas e capacitações artísticas, que buscam valorizar e profissionalizar talentos locais:
1-Oficina de Bordados – instrutora: Antara Gold
Local: E.S.T. Mang., João Paulo – Data: 26/09, das 14h às 19h
2- Oficina de Penteado em Perucas – instrutor: Rony Matos
Local: Studio B, São Francisco – Data: 29/09, das 9h às 12h
3- Workshop de Maquiagem – instrutora: Lizandra Brunelli
Local: Studio B, São Francisco – Data: 30/09, das 13h às 19h
4- Oficina de Mechas – instrutor: José Garcia / SENAC Piauí
Local: Studio B, São Francisco – Data: 30/09, das 9h às 12h
5- Oficina de Maquiagem – instrutora: Lizandra Brunelli
Local: Studio B, São Francisco – Data: 30/09, das 13h às 19h
As inscrições podem ser feitas pelo número (98) 99155-4956 (WhatsApp), sendo limitado a 10 participantes por oficina.
*PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA:*
A noite do concurso contará com uma vasta programação, que incluiu atrações locais como Luana Phaifer, Bia Maranhão, Surama Wilker, Suzane D’Castro, Lunna Mitchell, Yanna Biankinny e Dalma Calado, além das participações especiais de Jade Rwskaier, Letícia Valentinni e da Companhia Pão com Ovo.
Entre as atrações nacionais estão confirmadas Lizandra Brunelli, Monique Skaranze, Marcinha do Corinto, Antara Gold, Lysa Bombom e Rony Star.
A festa é realizada pela Arco Íris Produções, sob coordenação de Itamilson Lima, e conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), além do incentivo do vereador Astro de Ogum.
“Com o novo formato, o Miss Maranhão Gay 2025 se consolida não apenas como concurso, mas como festival de múltiplas expressões culturais, fortalecendo a identidade LGBTQIAPN+ e reafirmando seu papel como símbolo de resistência e celebração no estado”, finalizou o coordenador.