O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT-MA) foi eleito vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores durante a primeira reunião do novo diretório nacional da legenda, realizada no último sábado (23), em Brasília. Além da vice-presidência, ele também passa a ocupar uma cadeira como membro titular da executiva nacional do partido.
A eleição da nova composição da executiva faz parte do processo de reorganização interna do PT, que mira a consolidação de lideranças regionais com projeção nacional, em preparação para as próximas eleições. O nome de Rubens, que já exerce importante papel como vice-líder do governo na Câmara Federal, foi confirmado entre os principais cargos da nova cúpula partidária, reforçando seu protagonismo político e o peso do Maranhão na estrutura do partido.
“Recebo essa missão como um voto de confiança do nosso presidente Lula, do companheiro e presidente do partido, Edinho Silva, e de toda a direção nacional do PT. Vou honrar esse compromisso com muito trabalho, dedicação e lealdade ao nosso projeto político. Nosso principal desafio é garantir a reeleição do presidente Lula, e estarei na linha de frente para contribuir com essa tarefa.”, declarou o deputado.
A composição da nova executiva ocorre em um momento estratégico para o partido, que busca fortalecer sua base em todo o país e construir uma agenda de mobilização política com objetivo de reeleger o presidente Lula e aumentar a represtação do partido no Congresso Nacional nas eleições do ano que vem (2026).
EM TEMPO: ao se posicionar entre os caciques do PT, Rubens Júnior já é nome forte para retornar ao Congresso Nacional em 2027;
E MAIS: além disso, se o partido entender a necessidade de obter uma vaga no Senado Federal, o nome de Rubinho é quase certo para disputar uma das duas vagas;
PRA FECHAR: agora vice-presidente nacional do PT, Rubens pode ser alçado também a vaga de vice-governador na chapa de Orleans Brandão, ou indicar alguém, que será comandada pelo governador Carlos Brandão.