A importante obra da barragem de Maria Rita a toda baixada ocidental maranhense que tornou-se realidade no governo Carlos Brandão e abriu precedentes para prefeitos de seis municípios beneficiados diretamente em especial ao prefeito reeleito EDILSON DA ALVORADA de Palmeirândia.
A barragem Maria Rita que se tornou realidade no governo Carlos Brandão vem dando o que falar para os habitantes de seis municípios que irão se beneficiar diretamente com a construção da obra. Estudos realizados pelo bolg Cesar Durans indicam que o município de Palmeirândia tem que se adequar para se beneficiar dessa importante obra.
O município que colapsou por conta de administrações anteriores é possuidor das piores estradas de acesso aos seus povoados. As duas importantes estradas que ligam a sede aos seus povoados de produtores rurais são precárias e de difícil acesso, tudo por conta de inúmeros obstáculos como a terraplanagem mal feita que causam constantes lamaçal e erosões; as indevidas pontes de madeira com risco de desabamento, a falta de pavimentação asfáltica e a falta de drenagens profundas e superficiais.
A principal estrada com aproximados 28 KM que liga a sede aos inúmeros municípios produtores rurais conhecida como estrada do Zé Doutor é quase que intrafegável tanto no inverno como no verão. Os moradores de vários povoados da margem dessa estrada sofrem diuturnamente para escoamento das suas produções ou para se deslocarem até a sede para resolverem outras questões como saúde, educação, situação financeira, etc. Os veículos que fazem o transportes de passageiros trafegam totalmente sucateados levando a constantes acidentes com vítimas fatais. As viagens são verdadeiras roletas russas.
O atual prefeito reeleito -que fez uma primeira gestão de melhorias em vários seguimentos, diga-se de passagem- tem agora com a reeleição a responsabilidade de deixar as administrações passadas que colapsaram o município como todo e focar também na revitalização dessa importante estrada do Zé Doutor que liga Palmeirândia aos povoados de produtores rurais como Santo Antônio, São Jose dos Leites, Bacabal, Coroatá, Santa Eulália e outros importantes povoados.
Reparos ineficientes publicados pela secretaria de infraestrutura em redes sociais da prefeitura não podem ser considerados eficazes pois são considerados reparos de nivelamento providencial, então é preciso a secretaria de infraestrutura do município providenciar um projeto de reconstrução da estrada do Zé Doutor, pois não vai adiantar só admirar um projeto de tamanha magnitude como é essa importante obra da Barragem Maria Rita executado pelo Governo Brandão. O município tem que participar para que possa alavancar seu desenvolvimento, e para isso tem que proporcionar infraestrutura decente para o escoamento da produtividade Rural dos seus povoados.