Nos próximos 90 dias prorrogáveis por outros noventa, os olhos da política maranhense se voltam para CPI instalada na Câmara de São Luís contra o Prefeito Eduardo Braide (PSD).
O alvo são duas dezenas de contratos emergenciais firmados desde o início da atual gestão em 2021, sobre a qual pairam uma série de suspeitas. Mais recentes das contratações, o acordo celebrado com o amigo da família Braide, de alcunha “sorriso”, chama atenção pela bagatela de R$ 18 milhões e pela proximidade do contrato com o representante de turno do Município de São Luís.
Os sucessivos contratos e aditivos para a empresa EDECONSIL realizar as obras do trânsito livre, estão com suspeitas de super faturamento. Foi constatado pelo blog que em um dos quesitos para início de uma obra em cláusula contratual, a instalações do canteiro de obras que devem ser instalados com no mínimo um refeitório, atendimento ambulatorial, sistema de esgotamento sanitário, e laboratório para análise de solos e asfalto podem não estarem dentro do padrão das normas técnicas.
A pergunta que não quer calar: será que esses serviços foram cobrados em medições? e os laudos técnicos como ensaios de matérias para a formação da base e aplicação asfáltica? Tudo indica que pelo valor das obras, houve prováveis cobranças indevidas por serviços não executados. A realidade é que se os membros dessa CPI contratarem um engenheiro civil para detalhar cada projeto dessas obras: Trânsito Livre e medições de serviços executados, a situação do prefeito Braide e da empresa Edeconsil vai ficar complicada e provavelmente os possíveis responsáveis poderão responder judicialmente e serem presos. A situação de suspeita de superfaturamento dessas obras é tão clara que o viaduto do Braide tem orçamento de obra inferior a uma das obras do trânsito livre.
A questão está bem aí. A CPI não esclarece e punir os responsáveis caso se confirme os prováveis super faturamentos, se realmente não quiserem. A CPI tem muitas evidências para confirmarem a hipótese. O blog vai estar detalhando cada serviço executado nessas obras de trânsito livre executados pela empresa edeconsil e vai ficar à critério da CPI e sua capacidade de saberem conduzir as investigações para que realmente possamos ouvir o tilintar das algemas
Canteiro: