Aos 37 anos de idade, o atual gestor da UPA Itaqui-Bacanga possui larga experiência na administração pública. Administrador por formação, profissional de Educação Física e com três pós-graduações em gestão pública – uma delas pela Universidade Estadual do Maranhão – Júlio Reis trabalhou em diversos órgãos da prefeitura de São Luís e no governo do Estado do Maranhão. Sua última experiência foi no Procon Maranhão, onde foi diretor administrativo por quatro anos – de 2015 a 2018 – e depois retornou em 2021.
No Procon, reorganizou o órgão, ajudou na sua transformação em autarquia e contribuiu decisivamente na sua descentralização, expandindo os serviços para todas as regiões do Maranhão, ampliando de 5 para 50 unidades.
Como diretor-geral da UPA Itaqui-Bacanga, cargo que ocupa desde março, Júlio Reis pôde colocar suas experiências profissionais mais uma vez em prática.
Em apenas cem dias de gestão, as mudanças já eram visíveis. Nesse curto período, o atendimento recebeu melhorias, a equipe aumentou, passou por cursos de aperfeiçoamento, a identidade visual foi modernizada, a fachada foi reformada e uma ambulância nova chegou para ampliar o atendimento.
Além disso, uma unidade do Procon Maranhão foi instalada na UPA, facilitando o acesso da população a esse importante serviço. Outra importante aquisição foi a de um novo aparelho de raio-x, uma necessidade antiga da unidade e que foi prioridade da nova gestão.
“Muito já foi feito em pouco tempo, mas sabemos de que ainda precisamos fazer mais. A saúde pública é um serviço de extrema importância para a população e levamos isso com seriedade. Seguindo as diretrizes do governador Carlos Brandão e do presidente da Emserh, Marcello Duailibe, estabelecemos metas de curto, médio e longo prazo, com objetivo de humanizar ainda mais o atendimento, pois o nosso foco sempre foi e sempre será as pessoas. Por elas, vamos sempre buscar o melhor”, afirma Reis.