A UMES através de suas atribuições legais de entidade representativa dos estudantes, vem a público repudiar veemente o Projeto de Lei popularmente conhecido no Brasil inteiro como Escola Sem Partido.
Por entender que muito já se foi conquistado e não é o momento de retroagirmos, censurando, coagindo e tirando a liberdade de expressão da comunidade escolar.
A escola sempre foi e sempre será o espaço para absorvemos além de conhecimento, o espaço de discussão, do bom debate e é de lá que se constrói grandes líderes e se define as grades bandeiras de lutas, seja através dos líderes de turma, dos Conselho e Colegeado Escolar, Grêmios Estudantis e Departamentos Acadêmicos.
Jamais iremos comungar desta prática de amordaçar a comunidade escolar para impedir que continuemos discutindo e nos organizando.
Desta forma a UMES vem a esta respeitosa casa democrática apresentar seu posicionamento de ser contra ao projeto de lei que irá tramitar na Câmara Municipal de Vereadores, e que cada vereador desta casa possa ouvir e debater junto a comunidade escolar os rumos deste projeto.
Finalizamos aqui propondo que se faça uma audiência pública para discutirmos a cerca deste projeto.
Desde já nos despedimos desejando votos de elevada estima e consideração aproveitando para agradecer pela disponibilidade que sempre esta casa nos deu para discutirmos abertamente pautas da classe estudantil.
Marcelo Matos
Presidente da UMES